Encontro fortalece equipes da rede de atendimento às mulheres em situação de violência

13 de abril de 2022 - 17:41

A rede de atendimento às mulheres em situação de violência se reuniu, nesta quarta-feira (13), durante todo o dia, na Casa da Mulher Brasileira para compartilhar experiências e desmistificar a ideia de que as instituições públicas estão distantes das pessoas. “Nós reunimos as equipes do Ônibus Lilás, do Centro Estadual de Referência e Apoio a Mulher (Ceram), além de representantes do Sistema de Justiça e da Secretaria da Educação para sensibilizar as profissionais que trabalham na lida direta com mulheres em situação de violência para que entendam que cada uma delas têm uma importância fundamental neste trabalho que é feito por muitas mãos”, destacou a secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar.

A reunião foi coordenada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres. A secretária lembrou ainda que ações como a construção das Casas da Mulher Cearense e da Casa da Mulher Brasileira são resultado das conferências, dos movimentos de mulheres e são conquistas que vêm de longe. “Hoje o Ceará tem inaugurada uma Casa no Cariri e, muito em breve, vamos entregar para as mulheres cearenses mais duas casas, em Quixadá e Sobral”, reiterou a gestora.

A doutora em Direito Constitucional e secretária-executiva da Seduc, Oderlânia Leite, ressaltou que ver mulheres ascendendo em cargos de liderança é uma conquista que só foi possível através dos investimentos nas políticas públicas. “Atualmente, nós temos 355 diretoras de escolas, 952 coordenadoras e mais de 11 mil professoras, e esse número só tende a aumentar” frisou Oderlânia, que destacou que esta é uma construção coletiva e que essas trocas entre as profissionais de diferentes áreas são de extrema importância para que as políticas de gênero se fortaleçam no Estado do Ceará. Oderlânia Leite ministrou a palestra “As Políticas da Educação no Âmbito da Igualdade de Gênero”.

Formação Multidisciplinar

Em junho e julho devem ocorrer novas capacitações para as profissionais das redes de atendimento e enfrentamento a violência contra a mulher atuantes nas 14 macrorregiões do Estado. À frente da Coordenadoria de Políticas para Mulheres da SPS, Norma Zélia Andrade, ressaltou que até novembro, os 184 municípios cearenses já terão sido visitados pelo Ônibus Lilás.

A assistente social e técnica do Ônibus Lilás, Eveline Rocha, destacou a importância em não invadir a privacidade e o desejo da mulher, seja de denunciar ou não o agressor. “Nós que atuamos na ponta e conversamos com as mulheres diariamente, precisamos estar atentas para informá-las sobre cada passo que poderão dar e como podem buscar ajuda, sem tentar interferir no processo pessoal dela, que deverá ser acompanhada pelas psicólogas e assistentes sociais dentro da rede”, pontuou Eveline Rocha.

Estiveram presentes também a coordenadora da Casa, Daciane Barreto; o juiz titular do 2° Juizado Auxiliar da 7° Zona Judiciária, Tiago Dias; a médica e mestre em Ciências médico-cirúrgicas e assessora técnica da Secretária da Saúde, Débora Britto; a Delegada de Defesa da Mulher, Eliana Maia; a coordenadora do Ceram, Marta Lacerda e a psicóloga e assistente social do Ceram, respectivamente; Krishna Landim e Joselene Andrade.

Serviço:
Casa da Mulher Brasileira
Endereço: Rua Tabuleiro do Norte com Rua Teles de Sousa (Couto Fernandes – Fortaleza)
Recepção: (85) 3108.2992 / 3108.2931 – Plantão 24h
Ceram (Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher): (85) 3108.2966 – Todos os dias, das 8h às 20 horas
Delegacia de Defesa da Mulher: (85) 3108.2950 – Plantão 24h, sete dias por semana
Defensoria Pública: (85) 3108.2986 – Segunda a sexta, 8h às 17h
Ministério Público: (85) 3108. 2940 / 3108.2941 – Segunda a sexta, 8h às 16h
Juizado: (85) 3108.2971 – Segunda a sexta, 8h às 17h