Agentes sociais Mais Infância recebem novos tablets

17 de novembro de 2022 - 15:02 # # # #

Agentes Sociais do Mais Infância Ceará estão recebendo novos tablets e participando de atividades de capacitação promovidas pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). A entrega dos equipamentos foi iniciada, neste mês, em Barbalha, para os agentes dos municípios do Cariri e prosseguirá pelas demais regiões do Estado.

Os novos tablets têm mais aplicativos, maior capacidade de armazenamento e velocidade de transmissão de dados, e operam online e offline. Eles auxiliarão na aplicação de questionários, coleta e envio de informações atualizadas sobre a situação social e econômica das 150 mil famílias assistidas pelo programa no Ceará. No último ano, cerca de 70 mil famílias em situação de extrema vulnerabilidade social foram visitadas e cadastradas pelos agentes sociais.

“Nas visitas às famílias, os agentes buscam conhecer o cotidiano, identificar a realidade de vida e saber de quais políticas públicas aquelas pessoas participam”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana. A secretária observa que é por meio de questionários que os agentes coletam informações sobre saúde, alimentação e nutrição, assistência social e outras. “Os agentes sociais acompanham o desenvolvimento das crianças e das famílias, fazendo diagnósticos sociais periódicos, que nos permitem pensar, propor e desenvolver políticas públicas com equidade e baseadas em evidências, para os que mais precisam”, aponta.

As informações alimentam o Big Data Social, uma ferramenta que permite visão integrada e transparente da área de Proteção Social do Ceará, por município e região, a partir da coleta e análise, em alta velocidade, de grandes volumes de dados. “Os tablets são importantes nesse serviço. Garantem maior agilidade, segurança e velocidade na coleta e transmissão dos dados para o Big Data Social”, acrescenta a coordenadora do Mais infância Ceará, Dagmar Soares.