Ceará é o 1º estado brasileiro a implantar plano da Primeira Infância em todos os 184 municípios

16 de dezembro de 2022 - 14:54 # # #

Primeiro estado brasileiro a ter todos os municípios com planos municipais da primeira infância homologados, o Ceará reuniu nesta quinta e sexta-feira, em Fortaleza, secretários de Assistência Social, Saúde e Educação, coordenadores, supervisores e demais representantes dos comitês intersetoriais municipais da Primeira Infância no SUAS, dos 184 municípios cearenses. O objetivo foi apresentar os resultados das ações monitoradas do Programa e ouvir as experiências e desafios dos gestores, na construção e implantação dos planos em cada uma das cidades.

Hoje, os 184 municípios possuem planos intersetoriais da primeira infância reconhecidos e autenticados, e destes, 176 estão aprovados nas respectivas câmaras municipais como política pública. Na abertura do evento, a titular da SPS, Onélia Santana, comemorou também a certificação do Ceará como Estado protetor das crianças. “O Mais Infância Ceará tem atuado de forma interestorial e hoje, comemoramos, uma série de avanços todas relacionadas à primeira infância”, pontua.

A prefeita do Município de Barreira, Auxiliadora Feschine, destacou o significado do Mais Infância no Suas, para o desenvolvimento das crianças, das famílias e até do município. “Esse programa é fantástico. Ele veio salvar as crianças, integrar as famílias e ajudar a aproximá-las do poder público e vice-versa. Até a economia do município, eminentemente agrário, melhorou, com o repasse de recursos que o Cartão Mais Infância vem proporcionando”, relatou.

O secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Rogério Guedes, retribuiu os agradecimentos de prefeitos e secretários, destacando a parceria com os municípios. “O Ceará hoje é reconhecido pelas políticas sociais que adota e aplica em benefício das crianças, das famílias e da sociedade. São mais de 500 equipamentos sociais construídos e entregue pela SPS, com apoio dos municípios”, destacou.

Construímos e implantamos o nosso plano municipal de forma intersetorial, com a participação de todas as secretarias municipais, das famílias, a partir de rodas de conversas com a sociedade. A aprovação do plano pela Câmara Municipal vai assegurar a criação de orçamento próprio para a primeira infância”, acrescentou o secretário de Assistência Social do município de Santana do Cariri, Adriano Casado.

A implantação do plano foi uma crescente, um trabalho de construção coletiva. A aprovação na Câmara foi mais uma etapa vencida. Agora, vamos trabalhar o orçamento para agregar novos projetos”, descreveu o prefeito de Ipueiras, Francisco Júnior do Titico. Ambos participaram do seminário e agradeceram o apoio do Estado e o reconhecimento pela efetivação do plano municipal à primeira Infância.