Ceará será referência para Governo Federal nas políticas sociais, diz ministro Wellington Dias

27 de janeiro de 2023 - 10:06 # # # #

“O Ceará sempre nos inspirou no Brasil e, de modo especial, no Nordeste. Na educação, mas também, na área social e em outras áreas, de forma centrada na ciência, naquilo que verdadeiramente melhora a vida das pessoas. Na primeira infância, cuidar de adolescentes, aqui integrados com a família, o Ceará é referência. Na integração intersetorial, como quer o próprio presidente Lula, eu sei que o Ceará também é um modelo. Integrar junto com o social, educação, meio ambiente, cultura e esporte, também com resultados, lá naquela comunidade que mais precisa, ter ali as condições deste atendimento”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em reunião, em Brasília, nesta quinta-feira (26), com a titular da Secretaria de Proteção, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Himanos do Estado, Onélia Santana, que apresentou as principais ações, projetos e programas da SPS no estado.

Wellington Dias antecipou que a experiência cearense será melhor compreendida em visita técnica do Ministério ao Ceará, “que é referência nas políticas pro Brasil”. “Eu e ela vamos estar juntos dialogando com o presidente Lula, que é um homem muito sensível, para ter uma fonte de garantia de recursos todos os anos para o Sistema Único de Assistência Social (Suas). A gente tem a garantia pro Bolsa Família, mas precisa ter para a rede. E, é claro, a partir daí, uma parceria com os estados, com os municípios, a sociedade, pra que a gente possa acelerar, planejar de modo mais técnico, mais integrado cientificamente o Brasil inteiro”, ressaltou o ministro sobre pedido da secretária Onélia de garantia de recursos para fortalecer a Assistência Social.

Segundo Onélia, o Ceará e o Governo Federal estarão juntos para fortalecer as políticas, ampliar o acesso do povo aos serviços, dar oportunidade e proteger a população mais vulnerável. “O Ceará tem experiência em um programa de transferência de renda. São 150 mil famílias beneficiadas com crianças na primeira infância, além de políticas de acompanhamento, com sistema de monitoramento, com várias pesquisas, evidências científicas, e isso nos coloca em uma situação de muita felicidade de estar aqui compartilhando estas experiências. Estamos aqui para somar, porque o nosso desejo é fortalecer mais ainda a política de Assistência Social do nosso País”.