Migrantes de Guiné Bissau conseguem inserção no mercado de trabalho cearense

14 de fevereiro de 2023 - 11:48 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos:Claudio Rocha e Thiago Stille

Martinho Embana (31) é técnico de enfermagem e graduado em Gestão Hospitalar. Entre um atendimento e outro nos diversos setores em que atua, no Pronto Atendimento do Hapvida da Parangaba, ele nos conta que seu sonho é um dia voltar para o seu país de origem, Guiné-Bissau, e poder contribuir com um atendimento digno às pessoas que mais necessitam dos cuidados de saúde. Martinho é inquieto e gosta de sonhar com tudo que ainda quer conquistar. “Estou na pós-graduação em Saúde Pública porque sei que à medida que me capacito, fica mais fácil crescer dentro da minha área de atuação. A empresa onde trabalho é como uma segunda casa, me sinto acolhido aqui e fico feliz de dar o melhor atendimento às pessoas que buscam nossos serviços”, conta Martinho, que atende no Pronto Atendimento pediátrico e adulto.

A trajetória de Martinho até aqui não foi nada fácil. Antes de conquistar esse emprego, ele precisou trabalhar em outra área para conseguir pagar o aluguel e a faculdade, mas não desistiu de acreditar no seu sonho. “Esse primeiro emprego foi importante porque me ajudou a pagar minhas contas e possibilitou que eu continuasse estudando e investindo na área da saúde, que é minha vocação. Foi através do auxílio do Programa Estadual de Atenção ao Migrante que consegui essa vaga, e sou muito grato por isto, porque foi uma passo importante para que eu pudesse investir na minha vida profissional e chegar onde estou”, reitera Martinho, orgulhoso da trajetória que construiu desde que chegou ao Ceará, em 2016.

Martinho é um dos mais de 12 mil migrantes atendidos, entre 2019 e 2022, pelo Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), que auxilia na elaboração de currículos, registros e processos de imigração, trabalhistas e de cidadania, na capacitação profissional, na busca e encaminhamento a uma vaga de emprego e apoio ao empreendedorismo.

“Um forte pilar da nossa empresa é a diversidade, por isso, o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica reforça que está de portas abertas para os mais diversos públicos. A contratação de funcionários de culturas e costumes diferentes contribui para a troca de experiências de forma interna e externa, levando assim, o melhor cuidado e o melhor atendimento aos nossos clientes”, pontua Marcelo Galante, diretor de Atração de Talentos do Hapvida NotreDame Intermédica.

Atendimento ao Migrante
O supervisor do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas , Simão Castro, destaca que grande parte dos migrantes que chegam ao Ceará são da Guiné-Bissau, e isto é devido à parceria entre instituições de ensino do Ceará e da Guiné. “Temos sempre um contingente grande de guineenses vindo para o Ceará para estudar e trabalhar, muitos se apaixonam pela cidade e pelo Ceará e acabam por construir uma vida aqui. Há algumas dificuldades ainda no caminho, sobretudo em relação ao visto, porque para permanecerem aqui eles precisam estar sempre estudando, e a outra questão ainda é a validação do diploma deles, o que ainda faz com que muitos tenham que trabalhar na informalidade. É diante deste cenário que entramos com todo o suporte necessário para que regularizem sua situação, se capacitem e acessem o mercado de trabalho”, ressalta Simão Castro.

Joaminha Iafa Basse (39) também é da Guiné-Bissau e chegou ao Ceará em 2020. Antes de conseguir o emprego no setor de serviços gerais da Casa Civil, passou dois anos procurando trabalho. “Não é fácil chegar em outro país e não ter emprego, mas eu precisava estar aqui com meu marido e minha filha. Então fiquei tentando até conseguir essa vaga de emprego e hoje tenho minha própria renda e posso ajudar com as despesas da casa”, desabafa.

Também migrante, Nelson Monteiro (42) iniciou o curso técnico em Administração de Recursos Humanos, porém, não tinha como seguir no curso por questões financeiras. “Infelizmente, precisei parar o curso que estava fazendo para trabalhar em outra área e pagar minhas contas, o aluguel, mas sigo estudando e me capacitando para mais na frente conseguir voltar a estudar na área que eu escolhi e que pretendo atuar profissionalmente”, conta Nelson.

A titular da SPS, Onélia Santana, frisa que o compromisso da SPS é construir uma política humana e, acima de tudo, respeitosa com o migrante que vem ao Ceará em busca de melhores oportunidades. “Queremos que eles se sintam acolhidos e respeitados no nosso Estado, e que saibam que o Governo do Ceará pode auxiliá-los a acessar capacitações e serviços que facilitam sua entrada no mercado de trabalho, e consequentemente, possibilitam melhores condições de vida para eles no Estado”, destaca a secretária.

Serviço
O atendimento aos migrantes pode iniciar pelo pelo WhatsApp, nos números (85) 98439-3462 / 98644-9482 e, caso necessário, podem ser marcados atendimentos presenciais para coleta de documentação e de informações importantes sobre a demanda de cada migrante.