Mulheres vítimas de violência doméstica terão acesso a cursos profissionalizantes

17 de fevereiro de 2023 - 10:56 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Thaynan Freitas
Fotos:Claudio Rocha

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) firmou, nesta quinta-feira (16), no Fórum Clóvis Beviláqua, convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), e entidades da indústria para promoção de cursos profissionalizantes destinados a vítimas de violência doméstica.

O objetivo da iniciativa é colaborar para a autonomia financeira de mulheres vítimas de violência doméstica, por meio da criação de 300 vagas em cursos profissionalizantes e educação continuada. De acordo com os termos da parceria, as vagas em cada curso ofertado serão destinadas gratuitamente a mulheres com processos nas varas de violência doméstica e assistidas pela SPS.

O desembargador e presidente do TJCE, Abelardo Benevides, disse que o acordo de cooperação técnica firmado com esses parceiros vai ajudar na qualificação dessas vítimas.”Temos que fazer algo para acabar com esse quadro de violência. O convênio específico é para ensejar que essas mulheres tenham vida econômica e que não dependam dos seus agressores. Que elas sejam livres para se qualificar, empreender, se colocar no mercado de trabalho e ter uma vida digna”, afirmou.

A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, destacou a importância do convênio firmado. “Para quebrar esse ciclo de violência é importante que nós tenhamos o setor de autonomia econômica fortalecido. Agradecemos essa parceria que está oportunizando e ajudando a inserir essas mulheres no mercado de trabalho”, pontuou.

“Iniciativas como essa são fundamentais para que mulheres em situação de vulnerabilidade se libertem da violência praticada dentro de casa. A nossa Secretaria já começou abrir as portas para essa inclusão e a gente espera que todos os órgãos públicos possam fazer o mesmo”, observou o secretário executivo da SPS, Paulo Guedes.

Serão cerca de 300 vagas de cursos profissionalizantes em áreas bem valorizadas no mercado de trabalho, como Assistente Administrativo, Operador de Computador, Recursos Humanos, Costureira Industrial, Desenhista de moda, Eletricista e Salgadeira. O objetivo é oferecer toda estrutura de capacitação de entidades como a FIEC e o SENAI para a qualificação das vítimas.

“Nós vamos receber todas essas mulheres nas nossas unidades e fazer uma qualificação para que elas tenham condições de conseguir um emprego justo. Que elas possam sair dos cursos grandes empreendedoras”, afirmou o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.

Com o convênio os cursos começam de imediato. A SPS será a responsável por encaminhar as mulheres assistidas às vagas disponíveis.