SPS expande cultura de paz na rede de assistência social do Estado

3 de maio de 2023 - 14:51 # # # #

Nova turma de servidores e colaboradores da Secretaria da Proteção Social (SPS), técnicos de Cras, Creas e do sistema socioeducativo concluiu, na última semana, o Curso de Facilitadores de Justiça Restaurativa e Círculo de Paz para Situações Menos Complexas. A formação vem sendo ofertada aos Complexos Mais Infância Ceará, ABCs, Casa da Criança e Adolescente, abrigos e centros comunitários, capacitando multiplicadores para divulgar, promover e fortalecer a cultura de paz, o diálogo, o respeito às diferenças de agir e pensar, na rede de assistência social em todo o Estado.

O encerramento foi realizado no auditório da SPS, com apresentação de trabalhos em grupos, sobre as temáticas e experiências vivenciadas com os exercícios de construção dos círculos de paz, ao longo do curso. A secretária titular da SPS, Onélia Santana, destacou a importância da expansão da cultura de paz em todas as coordenadorias e unidades da SPS, e os benefícios gerados com a disseminação nas comunidades, nos municípios do Interior, junto às famílias mais necessitadas.

“Promover a paz sugere que estejamos bem, em paz. A cultura de paz nasce com o respeito à vida, com a escuta, generosidade, compreensão, solidariedade e rejeição a todas as formas de violência e aos preconceitos. São valores que devem permear a nossa vida, em casa, na escola, no trabalho, nas relações cotidianas. São sentimentos e valores que norteiam os círculos de paz, que estamos promovendo nas unidades da SPS, para que mais e mais pessoas atuem como multiplicadores, para formarmos uma nova onda de paz nas comunidades da Capital e Interior. Essa agenda será levada a todos os 184 municípios cearenses”, anunciou Onélia Santana.

A cultura de paz está sendo disseminada pela SPS, a partir de uma metodologia de abordagens pedagógicas e terapêuticas. “A pauta da justiça restaurativa é uma política pública transversal, que todos construímos, ‘tijolo a tijolo’, com planejamento, participação e iniciativa de cada um. A metodologia adotada é simples, fácil, mas poderosa”, completou Cristiane Holanda, gestora da Coordenadoria de Justiça Restaurativa e Mediação da SPS, Cristiane Holanda.

A assistente social, Beth Pinheiro, diretora do Abrigo Renascer, confirmou os benefícios que a disseminação da cultura de paz vem gerando. “O autoconhecimento, a cultura de paz são experiências excelentes que estamos realizando no abrigo com muito sucesso. Que mais pessoas se tornem multiplicadores”, declarou. “Participar do círculo de construção da paz nos propiciou perceber o quanto todos precisam cuidar e ser cuidados. É uma experiência muito enriquecedora”, complementa a pedagoga, Ana Arcanjo.

Curso online
A SPS promove, por meio do Compaz, a partir de hoje, até o dia 28 de julho próximo, um curso online, gratuito, de Justiça Restaurativa e Cultura de Paz. A abertura será às 14 horas, com as participações da secretária Onélia Santana e Cristiane Holanda. As aulas serão sempre às sextas-feiras, no horário das 14 às 16 horas, por meio remoto. As inscrições podem ser feitas pelo link: even3.com.br/inscricaojrcp/. Voltado a educadores e demais profissionais interessados, o curso será ministrado por acadêmicos de diversas áreas, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Sobral.

Valores da cultura de paz

Respeito à dignidade das pessoas
Ética como princípio para todas as nossas atitudes;
Efetividade na execução das ações para o alcance dos resultados pretendidos;
Democracia para dar sentido e fortalecer a Rede de Justiça Restaurativa e o princípio da participação;
Solidariedade como base das relações interpessoais, entre nós e com a sociedade, em geral;
Comprometimento para garantir o crescimento e o fortalecimento da Rede de
Justiça Restaurativa e a construção de uma sociedade mais justa e humana;
Exemplo como princípio que estimula o autodesenvolvimento e a busca da coerência existencial, como espelhamento às demais pessoas e instituições.