Ceará compartilha experiências exitosas da Política sobre Drogas em Brasília

27 de junho de 2023 - 16:14

Nesta terça-feira (27), a coordenadora de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Proteção Social do Governo do Ceará, Lidiane Rebouças, vai apresentar experiência do Ceará na implementação dos programas federais Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes.

O Ceará está presente, nesta segunda e terça, no Seminário Nacional de Pesquisa e Prevenção, em Brasília. O seminário faz parte da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas e retoma a agenda de prevenção no País, lança a nova plataforma do Sistema Nacional de Prevenção (SINAP) e constrói recomendações para o quadriênio 2023-2026, a partir das experiências de prevenção nacional e internacional.

A secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marta Machado, ressaltou a importância da troca de experiência e cooperação dos convidados para o fortalecimento da agenda de prevenção. “Ao longo dos próximos dias teremos a honra de receber, no Palácio da Justiça, gestores públicos, especialistas, pesquisadores e demais profissionais que atuam na área de prevenção, para discutir os desafios dessa retomada e os caminhos futuros. Agradeço a todas e todos que viajaram e se dispuseram a estar aqui conosco nesses dois dias. Esperamos que as trocas, que a sinergia e o comprometimento que precisaremos para cumprir nossa missão de fortalecer a agenda de prevenção e alcançar os territórios mais vulnerabilizados”, disse.

A titular da Secretaria da Proteção Social, Onélia Santana, participou da abertura, e reforçou a importância de unir forças para articular e remodelar políticas públicas. “Os programas Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes têm a parceria do Governo Federal com os municípios e os estados brasileiros. Mas é importante ampliar essas políticas, remodelar, entender melhor o perfil dessas famílias. Nada mais necessário do que uma pesquisa profunda, robusta para que a gente possa entender melhor o perfil dessas famílias. Em toda política pública é necessário reconhecer primeiro as evidências científicas. A gente precisa traçar estratégias eficientes e eficazes para que possamos, de fato, chegar junto e prevenir, principalmente, crianças e adolescentes em condições tão delicadas que assolam nosso país”, reforçou.

A secretária da Proteção Social do Estado do Ceará, Onélia Santana, ressaltou ainda as políticas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas desenvolvidas no Ceará. “Nós desenvolvemos políticas de estado: o +Papo +Atitude, nas escolas, com adolescentes e acadêmicos de psicologia; o Resenha da Prevenção, que são práticas esportivas também focando na criança e no adolescente. Mas precisamos ampliar muito mais, aumentar essa escala e chegar a todas as crianças e adolescentes que precisam no nosso país”, pontuou.

Nesta terça-feira (27), a coordenadora de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Proteção Social do Governo do Ceará, Lidiane Rebouças, vai apresentar, no seminário nacional, a experiência do Ceará na implementação dos programas federais Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, durante o painel “Experiências Nacionais de Prevenção: relatos de gestores e implementadores municipais e estaduais”.