Casa da Criança e do Adolescente completa um ano de implantação

28 de junho de 2023 - 11:47 # # # # #

Completando um ano de implantação, a Casa da Criança e do Adolescente contabiliza mais de 16 mil atendimentos a cinco mil pessoas. Dentre os casos mais recorrentes estão violência sexual, que registrou 426 atendimentos, seguido de violência psicológica, com 404 casos. Dentre as violações, 522 registros foram de conflitos familiares, seguido de negligência, com 397 casos.

O equipamento é coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) e dispõe de uma equipe integrada por psicólogos e assistentes sociais, além de salas destinadas aos serviços de órgãos como o Tribunal de Justiça, Plantão do Conselho Tutelar, Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (DCECA), Defensoria Pública, Ministério Público e Perícia Forense.

“Na Casa, nós ofertamos serviços especializados e multidisciplinares para melhor atender pessoas que presenciam ou vivem situação de violência. É um espaço que surgiu da necessidade de integrar os serviços do Tribunal de Justiça, Delegacia Especializada, Assistência Social, Defensoria Pública e Ministério Público em um só lugar, facilitando quem busca fazer a denúncia. É mais conforto, economia e a tentativa de evitar uma revitimização do público que nos procura”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.

Silvana Bezerra, coordenadora do equipamento, ressalta que o atendimento humanizado na Casa da Criança e do Adolescente tem sido um divisor de águas nestas políticas públicas. “A procura pelos nossos atendimentos segue crescendo, e isto é resultado desse trabalho integrado com outros órgãos a fim de evitar a revitimização das crianças e adolescentes que precisam dos nossos serviços. Aqui, tanto as crianças, quanto suas famílias recebem acolhimento e têm total sigilo sobre sua identidade”, reforça a coordenadora.

Tipos de violência a serem atendidas

●Violência Física: entendida como a ação infligida à criança ou ao adolescente que ofenda sua integridade ou saúde corporal ou que lhe cause sofrimento físico, incluindo a violência doméstica e familiar;
● Violência Psicológica: qualquer conduta que exponha a criança ou o adolescente, direta ou indiretamente, a crime violento contra membro de sua família ou de sua rede de apoio, independentemente do ambiente em que cometido, particularmente quando isto a torna testemunha;
● Violência Sexual: entendida como qualquer conduta que constranja a criança ou o adolescente a praticar ou presenciar conjunção carnal ou qualquer outro ato libidinoso, inclusive exposição do corpo em foto ou vídeo por meio eletrônico ou não.
● Violência Institucional: entendida como a praticada por instituição pública ou conveniada, inclusive quando gerar revitimização.

Casa da Criança e do Adolescente
Endereço: Rua Capitão Melo, 3883, São João do Tauape
Horário:Segunda a sábado, das 7h às 19h
*Conselho Tutelar funciona em regime de plantão, de domingo a domingo