SPS implanta o Comitê da Infância no Complexo Social Mais Infância de Barbalha

12 de julho de 2023 - 10:04 # # # # #

O Comitê da Infância do Complexo Social Mais Infância de Barbalha foi criado, na tarde desta terça-feira, 11, iniciando uma nova etapa de gestão, com mais participação, ideias e protagonismo infantil. A eleição e posse dos 18 integrantes do colegiado, para o biênio 2022/2024, contou com as” presença da titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, e do vice-prefeito de Barbalha, Vevê Siqueira.

Na oportunidade, foram entregues pela secretária Onélia Santana, os certificados de conclusão de cursos profissionalizantes de cabeleireiro unissex, salgadeiro e de sobremesa para restaurante, para 47 pessoas capacitadas no Complexo. Os concludentes do curso de cabeleireiro receberam kits de instrumental de trabalho, como incentivo ao empreendedorismo.

Marco Legal

Vinculado à Coordenadoria do Programa Mais Infância Ceará, da SPS, o Comitê da Infância de Barbalha é composto por 18 crianças, sendo 12 titulares e seis suplentes, todas voluntárias e residentes da comunidade local. Ao presidir a posse, Onélia Santana destacou o significado da criação do Comitê, para o protagonismo infantil no Ceará e no País.

“O Comitê da Infância significa colocar as crianças no centro das atenções, da família, no centro das políticas públicas do Estado. O Comitê dá voz às crianças, para que possam opinar e escolher a alimentação que desejam, e as atividades a serem ofertadas”, explicou a secretária, ao anunciar que cada um dos Complexos Mais Infância terá o seu Comitê da Infância.

Para Onélia, os comitês da infância são uma forma de fortalecer o protagonismo infantil e a consciência cidadã das crianças. “É participando que a criança vai descobrindo e desenvolvendo habilidades, além de se tornar corresponsável pela oferta e melhoria do equipamento, sendo um sujeito de direito com participação no processo decisório”, descreve.

O vice-prefeito de Barbalha, Vevé Siqueira, atribuiu a formação do comitê com mais uma vitória da população, desde a luta pela preservação e transformação do Centro Social Urbano (CSU), no Complexo Social Mais Infância no município. “Hoje esse é um prédio público de serviços, de atividades sociais e culturais às crianças, jovens, adultos e idosos, para o povo. O nosso sentimento é de gratidão”, agradeceu.

A voz da criança

Recém-eleitas representantes do Comitê da Infância, a criançada também manifestou o que pensa e o que deseja. “Aceitei ser representante para dar voz às crianças. Muitos amigos não têm coragem de conversar com a direção e eu converso de boa. Gostaríamos de pedir a cobertura da quadra (de esportes) e uma rede melhor”, pleiteou Fernanda Vieira Rodrigues, 11 anos, aluna de voleibol no Complexo.

Mel Siqueira Nascimento, 10 anos, também demonstrou disposição de contribuir com a melhoria das atividades e na forma de agir das pessoas do Complexo. “Minhas propostas são a criação de projetos contra o bullying, de cursos sobre as questões indígenas, de Inglês e de Artes, e um cardápio variado”, antecipa. Ela também falou da campanha para eleição no comitê. “Decidi participar porque gosto de ajudar as pessoas, de ser representante, de criar oportunidades para todos. Minha campanha foi muito agitada, distribui muitos santinhos e fui eleita”,comemorou.

Com apenas seis anos, Yasmim Luciano Santos também foi eleita titular do comitê, na sua faixa etária. “Gostaria que o Complexo tivesse aulas de crochê para a minha vó, um carro gira-gira, uma piscina de bolas para eu brincar e um jardim de flores vermelhas e laranjas. Prometo que vou cuidar”, declarou.

Para participar, as crianças devem ter idade entre seis e 11 anos; ter 70% de presença e pontualidade nas atividades dos Complexos Mais infância, comprovar estar matriculado e frequentando a escola, manter o cartão de vacinação atualizado; bem como respeitar os beneficiários, instrutores e demais técnicos e zelar pelo ambiente e equipamentos da Unidade.

Capacitação profissional

Desde o ano passado, 1.237 pessoas foram qualificadas, pela SPS, na Unidade, em cursos de Gastronomia, Informática, Robótica, Manutenção de Celulares, Cabeleireiro Unissex, Design de Sobrancelhas, Maquiador e Cabeleireiro Colorimetria, dentre outros. Tânia Duarte é uma das beneficiadas. Ela participou do curso de cabeleireira e falou sobre os projetos para o futuro.

“Esse curso é excelente e ainda nos dá kits de instrumental de trabalho, o que nos possibilita montar o nosso próprio negócio. Ainda não estou trabalhando, mas já estou divulgando as fotos que fizemos. Nossas expectativas são muito boas”, planeja.

Relação das crianças eleitas por idade

Titular – Yasmin Luciano Santos

Titular – Amélia Sophia dos Santos Silva