Jovens participam de aulas gratuitas de teatro no Centro Comunitário do Farol 

12 de setembro de 2023 - 11:30 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos:Beatriz Souza

Em uma salinha do Centro Comunitário do Farol, equipamento da Secretaria da Proteção Social (SPS), jovens entre 15 e 29 anos, residentes do bairro Vicente Pinzón participam de aulas de teatro. Eles se movem em sincronia de um lado para o outro e em cada passo vão ganhando consciência corporal. O grupo de alunos do curso de teatro do Projeto ABarca, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, executado pela Escola Porto Iracema das Artes/IDM, é formado em sua maioria por mulheres trans, que buscam se expressar através da arte, e assim, fortalecem não só sua autonomia, mas também sua identidade. 

Para o artista e instrutor de teatro, Rafael Abreu, a turma vem demonstrando muito engajamento e desenvoltura. “Esse projeto aproxima uma estética criativa para periferia da cidade de uma forma muito consistente porque trabalha com profissionais gabaritados na cena cearense e que estão empenhados em desenvolver um trabalho de inclusão destes jovens nas linguagens artísticas. Trabalhamos com diversos módulos durante todo o curso e neste momento estou trabalhando a fisicalidade e a consciência corporal, o que é um processo muito libertador para a turma. Acho incrível poder acompanhá-los e ver toda a evolução deles”, reflete o instrutor, que ainda lembra que as aulas iniciaram neste mês de agosto e seguirão até o mês de novembro.

“Este é um projeto que oportuniza os jovens dos territórios periféricos e pra nós é muito gratificante poder recebê-los em um equipamento nosso e possibilitar que tenham acesso às linguagens artísticas e consigam se expressar através do seu corpo e da sua voz. Os jovens das periferias são uma potência e precisam do nosso apoio para que tenham oportunidades de verdade de desenvolver-se e mostrar todo seu talento. Sempre estaremos de portas abertas para receber projetos como ABarca”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.

Edilberto Mendes, coordenador de Formação da Porto Iracema das Artes, destaca que “o projeto ABarca se alicerça numa perspectiva de formação dialógica e continuada, buscando potencializar experiências já existentes nos territórios. A proposta é investir no protagonismo das pessoas beneficiadas, estimulando a formação de núcleos de criação e fruição artística”. 

A coordenadora do equipamento, Socorro Parente, pontua que é bonito ver como a turma do curso de teatro vem se entrosando nos últimos dias.“Eu estou realmente encantada com a potência de transformação da arte. Ver essa turma tão engajada em tão pouco tempo com as atividades dos diferentes módulos e tão disposta a vir todas as tardes para assistir as aulas, me deixa  com o coração cheio de esperança e com a certeza de que este é um projeto de transformação de vidas, assim como todas as atividades que realizamos aqui no Centro Comunitário do Farol, que sempre vai ter espaço para ações como esta”, complementa Socorro Parente.

 

Como funciona o projeto

O projeto ABarca consiste na realização de percursos formativos de iniciação às artes, nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, para jovens entre 15 e 29 anos, residentes nos municípios de Fortaleza (Vicente Pinzón, Curió, Genibaú e Granja Portugal), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, com perspectiva de expansão para outros municípios.