Com apoio do Governo do Estado, cem artesãos e grupos artesanais do Ceará participam da 5ª edição da Fenacce, no Centro de Eventos do Ceará 

26 de setembro de 2023 - 14:40 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Bia Ferro Gomes
Fotos:Drawlio Joca

De 26 de setembro a 1º de outubro, a Central de Artesanato do Ceará (CeArt) vai promover 42 oficinas de técnicas artesanais tradicionais do Estado e de outros lugares do País.

As tradicionais e diversas técnicas artesanais do Ceará estarão em destaque durante a 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará (Fenacce), que acontece de 26 de setembro a 1º de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. O Governo do Estado, por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento vinculado à Secretaria da Proteção Social (SPS), participa do evento, levando 51 artesãos individuais e 49 associações e grupos produtivos artesanais de todas as regiões do Estado, beneficiando 314 artesãos diretamente e 700 indiretamente.  

Neste ano, a CeArt está com 87 estandes para artesãos individuais, associações e grupos produtivos artesanais de todas as regiões do Estado, para que eles possam expor e comercializar as peças durante os seis dias de evento. A expectativa é ultrapassar as vendas da edição anterior, que somou R$ 700 mil para os artesãos cearenses. 

A Fenacce conta com a participação de 1,5 mil artesãos das cinco regiões do País. A entrada é solidária, incentivando a doação de dois quilos de alimentos, para acesso ao pavilhão e o estacionamento é gratuito. Para a edição 2023, a expectativa de público é de 40 mil pessoas durante os seis dias de evento.

Na abertura, dia 26/9, o funcionamento é de 17h às 22h; nos dias 27, 28 e 29/09 de 14h às 22h; dia 30/09 de 10h às 22h; e no dia 01/10 de 10h às 20h. Os alimentos arrecadados serão destinados ao programa Mais Nutrição, do Governo do Ceará, também executado pela Secretaria da Proteção Social. 

Além dos espaços destinados aos artesãos do Estado, a CeArt conta com um estande de 182 metros quadrados, reunindo a comercialização de peças com o Selo CeArt, ferramenta que garante a qualidade e a autenticidade dos itens artesanais, e a Galeria Cariri, abrigando esculturas de arte popular de artesãos do Cariri cearense. 

Já no estande do Ceará, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), serão comercializadas peças de um artesão individual e de duas associações selecionadas por meio de edital público. Outro local de destaque é a Galeria dos Mestres Artesãos, que reúne dez mestres cearenses que dominam técnicas como a composição em areia colorida, renda de bilro, xilogravura e couro junto a outros dez mestres de outras regiões do País.

Para celebrar o artesanato indígena, também foram disponibilizados estandes para artesãos indígenas, além de um espaço para artesãos do projeto da Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP) e para a divulgação de campanhas e serviços da Secretaria das Mulheres.  

Oficinas

Bordado à mão, areia colorida, argila, trançado em fibras vegetais são algumas das técnicas que serão ensinadas ao público visitante e expositores, durante a programação da Fenacce. São 42 oficinas gratuitas promovidas pela SPS, por meio da CeArt, ministradas por artesãos do Ceará e convidados de outros estados. 

Na quarta (28), a CeArt promove o II Encontro de Artesãos do Brasil, a partir das 9h. O objetivo é discutir o tema “A Valorização do Artesanato no Contexto do Mundo Global” com artesãos, compradores, designers e participação da coordenação nacional do artesanato, do PAB. Na sexta (29), haverá o lançamento do livro O legado dos Mestres da Cultura do Ceará, organizado por Dora Freitas e Silvia Furtado, com fotografia de Jarbas Oliveira, e no sábado (30), uma roda de conversa sobre o tema Quais os Passos para o Desenvolvimento de uma Coleção de Sucesso (30/09), com a designer Joana de Paula e a artesã Genivalda Bezerra. A programação completa pode ser acessada nas redes sociais da CeArt (@ceartceara).

Espaço Infantil

A Secretaria da Proteção Social também participa do evento com um espaço do programa Mais Infância Ceará. Criado em agosto de 2015, com a necessidade de um olhar especial e mais dedicado à infância, o programa abrange os 184 municípios cearenses. Na feira, o programa contará com um espaço lúdico, para que pais e mães participem com seus filhos e apresentação do programa.

Fenacce

Com a participação de 27 estados brasileiros, a 5ª edição da Fenacce terá cerca de 1.500 artesãos e 320 expositores, e recebe, pela segunda vez seguida, a Rodada Internacional de Negócios com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae e ApexBrasil, com compradores internacionais de 10 países como China, Holanda, Reino Unido, Irlanda, Áustria, EUA, Japão e Jordânia.  

 No dia 25/09, a CeArt realizou um dia de visitas a polos artesanais de Fortaleza e Região Metropolitana para apresentar e promover o artesanato cearense aos compradores internacionais participantes da Rodada Internacional. 

Realizada pela A&M Promoções e Eventos com incentivo do Ministério da Cultura, a Feira tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS); Sebrae; Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac; ApexBrasil; Programa do Artesanato Brasileiro (PAB); Banco do Nordeste; Prefeitura de Fortaleza; Iguatemi Bosque; Companhia de Gás do Ceará (Cegás); e Coca-Cola. 

 

SERVIÇO 

Fenacce – Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará

Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz

Data: 26 de setembro a 1º de outubro

Entrada Solidária: Doação de 2 kg de alimentos para o programa Mais Nutrição