Artesanato cearense é exposto no Museu do Louvre, em Paris

20 de outubro de 2023 - 15:34 # # # # # # #

O artesanato cearense desembarca, nesta sexta (20), em Paris, mais especificamente no Museu do Louvre. Nesta noite, o Carrossel do Louvre abre uma vernissage com as obras, que ficam em exposição até domingo. Para a mostra, a Secretaria da Proteção Social, por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), selecionou cinco artesãos que trabalham com a escultura em madeira para participar. Dos cinco participantes, três acompanham a exposição em Paris. A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, também participa do evento. 

A mostra é realizada pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, presidida pela jornalista e produtora brasileira Diva Pavesi. A curadoria selecionou cinco esculturas em madeira que falam sobre a arte popular do Cariri. Os artesãos que participam são Silvana Maria dos Santos, Raimundo Caetano (Racar), Francisco Graciano, Aparecido Gonzaga (Din) e Paulo Sérgio de Souza. A gerente de comercialização da Ceart, Germana Mourão, também participa da viagem.

“Ficamos muito felizes com o convite para apresentar a arte cearense no Museu do Louvre, em Paris. Essa é, sem dúvida, uma oportunidade única de mostrar a história e a identidade do povo cearense, a partir dos nossos artesãos e artesãs, verdadeiros artistas da cultura popular”, destaca a secretária Onélia Santana.

Entre as obras selecionadas, estão o Divino Espírito Santo (Silvana), Reisado Jaraguá (Racar), Beata (Graciano), Romaria (Din) e Favela (Paulo Sérgio). As cinco obras falam sobre lendas populares, religiosidade e do cenário urbano da região do Cariri. “Essas peças falam do imaginário, da representatividade cultural. Algumas delas são tradições passadas de mãe e pai para seus filhos e filhas. Estamos mostrando a força, a religiosidade e a identidade do nosso Cariri. Nosso desejo é mostrar a madeira e, em breve, podermos mostrar a renda, o crochê e as tantas outras tipologias de artesanato que temos no Ceará”, destaca.

   

Na viagem, a secretária Onélia Santana também recebe homenagem da Divine Académie por seu trabalho em prol do artesanato cearense. Na noite de sábado, no Palácio George V, em Paris, a secretária recebe a Grande Medalha de Ouro da República Francesa 2023. 

Central de Artesanato do Ceará (CeArt)

A Central de Artesanato do Ceará (CeArt) é vinculada à Secretaria da Proteção Social e executa políticas públicas destinadas ao artesanato cearense. Nos últimos anos, o Governo do Ceará promoveu importantes conquistas para o artesanato, como a isenção de ICMS; a emissão das identidades artesanais em papel moeda, dando segurança e credibilidade ao documento; inaugurou a Casa do Artesão Cearense para aqueles artesãos que vêm do interior para viagens de média duração; implantou a Certificação de Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses, o chamado Selo Ceart; e inaugurou seis lojas para comercialização dos produtos, incluindo e-commerce.