Práticas do Mais Infância Ceará recebem a visita de grupo de trabalho da primeira infância, do governo federal

20 de novembro de 2023 - 16:24 # # # # # #

As práticas da primeira infância do Estado serão apresentadas a integrantes do GT Primeira Infância, grupo de trabalho sobre o tema constituído a partir do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (o chamado “Conselhão”, vinculado ao governo federal), nesta terça (21) e quarta (22). A Imersão Boas Práticas Ceará acontece logo após o programa ser apresentado como prática exitosa de trabalho com a primeira infância, em seminário realizado na semana passada, no Recife.

No primeiro dia de visita, a caravana conhece o Complexo Mais Infância Cristo Redentor, a Casa da Criança e do Adolescente, uma brinquedopraça e o BigData Social. Na quarta, a visita será à Cidade Mais Infância e à fábrica do Mais Nutrição, na Ceasa. No grupo, estão a coordenadora do GT e presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz; e o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Curi, entre outros. A secretária Onélia Santana acompanha toda a programação.

Na última sexta, a secretária Onélia Santana participou do seminário, realizado na cidade do Recife, onde apresentou o Mais Infância. Outros três estados também apresentaram suas práticas. “O Mais Infância Ceará é um programa que atua em diversos eixos e dialoga com diversas áreas. A equidade e a intersetorialidade são parâmetros básicos para o trabalho com a primeira infância”, pontua a secretária.

A imersão tem como objetivo conhecer, valorizar e aprender com algumas das mais efetivas experiências brasileiras para crianças de até seis anos. Essa é uma das ações que o GT promove para reunir informações que irão dar subsídio para a construção de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. O relatório técnico, elaborado de forma voluntária pelo Todos Pela Educação e pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, será entregue ao Presidente da República no início de 2024.

O GT, que conta com diferentes representantes da sociedade civil, foi proposto e é coordenado pela presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz. O grupo foi lançado em agosto, no Palácio do Planalto, com a presença de ministros e do vice-presidente Geraldo Alckmin. A duração dos trabalhos é de 180 dias. Além de contribuir com subsídios técnicos para a construção de uma política nacional, o GT Primeira Infância tem como objetivo sensibilizar gestores públicos municipais e estaduais para a urgência de se avançar na agenda em escala nacional. Sob gestão do Conselhão, o grupo faz parte das iniciativas da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República.