Alunos com deficiência atendidos pelo Complexo Mais Infância são medalhistas em competição estadual de karatê

6 de dezembro de 2023 - 16:24 # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Rafaela Leite
Fotos:Beatriz Sousa

Duas crianças, beneficiárias do Complexo Mais Infância do Curió, receberam medalha de ouro no 18º Campeonato Cearense de Karatê Esportivo. O evento aconteceu no dia 26 de novembro, no Colégio Salesiano Dom Bosco. Emanuel Andrade (10) tem autismo, Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e hiperatividade, e foi um dos participantes do campeonato. Ele conta que conheceu o karatê no Complexo, ainda neste ano, e ressalta a felicidade de ter recebido a premiação na categoria Pessoa Com Deficiência (PCD). “A competição foi legal, muita adrenalina. Agora quero ser atleta, continuar treinando e competir cada vez mais”, afirma.

Carolina de Andrade, sua irmã, destaca o momento como uma conquista para ele e para a sua família. “Não só pela medalha, mas pelos passos que ele está dando. Pela inclusão também, porque é muito difícil. O Complexo Mais Infância, para ele, tem sido uma segunda casa, porque ele estuda aqui próximo, mas nem na escola pública ele é acolhido como aqui. Então, participar desse projeto, de um campeonato de karatê e ainda trazer medalha para casa… foi um orgulho enorme”, comemora.

Professor de futebol e karatê no Complexo do Curió, Rivanildo José explica que o karatê funciona como um divisor de águas, pelo seu caráter educativo. “O karatê é um esporte sensacional na vida dos PCDs porque faz com que eles de fato se sintam inseridos dentro da modalidade esportiva”, afirma. “A importância física é incrível porque vai trabalhar toda essa parte da coordenação motora, desenvolvimento de lateralidade e noção espacial temporal. Na parte cognitiva, fortalece a capacidade deles realmente acreditarem que são capazes”, completa.

Inclusão e cidadania

Giovana Ribeiro (11) também levou o ouro para casa e afirma que se descobriu no karatê. “Eu tô achando os treinos incríveis. No futuro eu me vejo ótima, como o tio [professor Rivanildo], participando de mais competições”, conta ela, que também é aluna do curso de robótica no equipamento.

Glaeda Ribeiro, sua mãe, afirma que o Complexo representou uma grande mudança para a população e, principalmente, para famílias com crianças e adolescentes PCDs. “A gente não tinha nenhum espaço de esporte para as crianças aqui do bairro, e o Complexo foi ótimo, especialmente para ela, porque como ela precisa de terapia ocupacional, toda uma equipe multidisciplinar, e tudo isso a gente encontrou aqui”, explica. “Ela ama vir pra cá, e eu percebi que isso também contribuiu para a socialização dela, por conta do autismo, ela está interagindo bem mais”, conclui.

Para a coordenadora do CMI Curió, Liana Santiago, é importante que as crianças criem um sentimento de pertencimento, não apenas pela atividade, mas fazer parte do espaço e entender o processo de construção da cidadania e de protagonismo infantil, independente de suas condições física, social ou familiar.

“Nós temos muito essa preocupação de garantir um espaço acolhedor e seguro. É um desafio, mas é um desafio que, quando a gente vai pra uma competição e vê a família envolvida, vê o olhar da criança, o orgulho que ela tem de estar ali, a gente sente uma recompensa imensa e vê que estamos fazendo cumprir o nosso papel enquanto Estado, enquanto Complexo, enquanto Secretaria da Proteção Social”, declara.

Atualmente, 83 alunos participam dos treinos de karatê no Complexo. As modalidades agregam crianças de 5 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17. As aulas para alunos PCD são realizadas em conjunto com os demais alunos, fomentando a modalidade como esporte de inclusão.

Além disso, o espaço conta com equipe multidisciplinar, composta por instrutores, arte educadores, pedagoga, psicóloga, assistentes sociais, musicólogo e educador físico, todos em constante capacitação.

Sobre o Complexo

Inaugurado em dezembro de 2022, o Complexo Social Mais Infância do Curió, é um dos quatro Complexos presentes no Ceará Gerido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o equipamento possui espaço acessível e conta com biblioteca, salas de robótica, informática, música, dança e teatro, sala multifuncional, brinquedopraça, academia ao ar livre e quadra poliesportiva.
Além das modalidades esportivas, também são oferecidas atividades culturais e cursos profissionalizantes. qualificação profissional.