Ceará segue evoluindo na relação afetiva dentro das famílias

2 de fevereiro de 2024 - 09:25 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Carlos Eugênio Nogueira
Fotos: Claudio Rocha

A Secretaria da Proteção Social (SPS) recebeu o Selo Ouro pelo desempenho e avanços no ACT Ceará – Educar crianças em ambientes seguros. Implantado há três anos, o programa vem registrando performance positiva na implementação, aceitação e aplicação da metodologia, na melhoria da interação no núcleo familiar e das relações entre pais e filhos, entre as 1.700 famílias assistidas pela tecnologia social.

Os resultados estão registrados no livro “Parentalidade e Infância Protegida: Implementação de programa com evidências científicas no Estado do Ceará”, lançado, nesta quinta-feira, (1º/02), durante o III Encontro de Avaliação do ACT Ceará. A certificação reuniu gestores e representantes dos 24 municípios integrantes do Programa. O Selo Ouro foi concedido pelas fundações Maria Cecilia Souto Vidigal, Porticus e Bernard Van Leer, pelos avanços conquistados. O programa integra as ações do Mais Infância Ceará.

A publicação revela como municípios e famílias aceitam o programa; a melhoria na parentalidade, na estimulação da leitura infantil e de práticas saudáveis de convivência familiar; e a redução da violência psicológica e corporal e consequente desenvolvimento no comportamento e na saúde mental das crianças e pais. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Valorização à Educação e Pesquisa de São Paulo, em 17 dos 24 municípios participantes do ACT.

A titular da SPS, Onélia Santana, destacou o significado do ACT Ceará. “O ACT é um programa que combate a violência na raiz, na base da sociedade, a partir da melhoria do relacionamento familiar. A orientação, a educação com conhecimento correto é luz, é vida, é a semente que irá preparar nossas crianças para o futuro, para que se tornem pessoas bem resolvidas, social e profissionalmente, bons pais e boas mães”, ressaltou.

Onélia Santana salientou que os avanços registrados são decorrentes do planejamento e da fundamentação teórica e científica aplicada nas políticas públicas do Governo do Ceará, e agradeceu o apoio dos técnicos municipais, da equipe da SPS e das fundações parceiras.

Evidências

O Ceará é pioneiro na implantação do ACT como política pública. “Este é um programa inovador, que atua em larga escala, em vários municípios, buscando quebrar com a naturalização da violência no processo educativo das crianças. Os resultados nos mostram que o programa tem sido bem aceito, é viável, e que educar sem violência, com práticas saudáveis, diálogo, afeto entre pais e filhos é possível e necessário”, acrescenta a pesquisadora da Universidade de São Paulo e coordenadora do ACT, Elisa Altafim.

Após apresentação da pesquisa, representantes dos municípios expuseram suas experiências e avanços conquistados. A secretária de Assistência Social do Trairi, Vânia Sales, atesta a viabilidade e os avanços do ACT no município. “O Trairi abraçou o ACT. O trabalho integrado das pastas da Assistência Social e da Educação nos facilita as ações. Na primeira etapa, atendemos 210 famílias e já inscrevemos mais 10. Os relatos das mães nos revelam o sucesso do programa, a partir da melhoria na relação familiar, que já se reflete na vizinhança, na comunidade. O ACT é um divisor de águas na vida de nossas crianças, das famílias mais necessitadas”, relata

Janaína Fonteneles, supervisora do ACT em Acaraú, também fala das melhorias nas relações parentais no município. “Implantamos o programa no território indígena de Queimados e em mais cinco comunidades rurais e urbanas. Atendemos 113 famílias, desde 2021, e os relatos de mudanças positivas são significativos. O ACT ensina os pais a escutarem e a valorizarem as crianças. E isso está fortalecendo o vínculo familiar e da comunidade”, descreve.

“O ACT é uma experiência sensacional. Estamos trabalhando com 60 famílias e pretendemos atender mais. É um programa que fortalece as relações humanas, com muitos reflexos positivos na vida das famílias. Nosso desafio, agora, é levar o programa à área rural”, acrescentou o secretário de Assistência Social de Camocim, Kleber Trévia Veras.

Selo de reconhecimento

Dois municípios cearenses, Camocim e Juazeiro do Norte, receberam o Selo Ouro, ampliando para oito o número de cidades que atenderam os critérios e cumpriram as metas estabelecidas pelo ACT de assistir e acompanhar, pelo menos, 100 famílias no período. Crato, Chaval e Viçosa do Ceará receberam Menção Honrosa e os demais, certificados de participação. Também já foram agraciados com o Selo Ouro, os municípios de Acaraú, Granja, Irauçuba, Sobral, Tianguá e Trairi.

Desde a implantação do Programa, 136 agentes municipais capacitados no ACT acompanharam cerca de 1.700 famílias e mais de mil crianças, com idades de zero a seis anos de idade. O público-alvo são famílias inseridas nos programas Mais Infância Ceará e de Proteção e Atenção Integral à Família (Paif), contempladas com o Cartão Mais Infância Ceará, e atendidas nos centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos complexos Sociais Mais Infância.

Os municípios de Fortaleza, Aquiraz, Quixadá, Crato, Sobral, Tianguá, Crateús, Eusébio, Camocim e Barbalha implantaram o ACT na zona urbana. Trairi, Granja, Viçosa do Ceará, Acaraú, Mauriti, Salitre, Itatira, Chaval, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Paramoti, Ararendá, Irauçuba e São Gonçalo do Amarante implementaram na zona rural.