SPS e SEIR/CE promovem formação antirracista para profissionais da assistência social

6 de fevereiro de 2024 - 11:56 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos: Beatriz Souza

O curso tem o objetivo de tornar o serviço público mais inclusivo e comprometido com a superação das desigualdades raciais

Para combater o racismo no serviço público e debater o enfrentamento às desigualdades raciais, a Secretaria da Proteção Social (SPS) realiza, em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial, o primeiro curso de formação antirracista para profissionais atuantes nas políticas ligadas à Proteção Social. As aulas acontecem durante todo este mês de fevereiro, no auditório da sede da SPS. O próximo encontro ocorrerá na quarta-feira (7), a partir das 13h, com o tema “Resistências Plurais e as diversas formas de resistência empreendidas pela população negra para romper com os padrões de dominação”.

A aula inaugural do curso aconteceu em novembro do ano passado e foi ministrada pela titular da SEIR/CE, Zelma Madeira. “Este curso é importante porque cumpre um dos propósitos deste governo que é a transversalidade racial. Estamos investindo na política de equidade racial no Ceará para que possamos estruturar um serviço público antirracista e inclusivo para o povo negro e povos e comunidades tradicionais (quilombolas, ciganos e de terreiro). Nós recebemos esta demanda da SPS, um órgão público que abriga tantas políticas de atendimento ao povo cearense e que com a parceria da SEIR vai debater de modo propositivo com os profissionais presentes o combate ao racismo”, destacou Zelma Madeira.

A titular da SPS, Onélia Santana, observa a importância da intersetorialidade para o avanço das políticas sociais. “Entendemos que enfrentar o racismo é uma necessidade social e é também uma determinação do Governo. Dessa forma, queremos nossos colaboradores compreendendo, identificando e sabendo construir um atendimento respeitoso e, sobretudo, antirracista”, destaca.

O curso tem carga horária superior a 40h e foca no letramento racial dos profissionais atuantes nos equipamentos sociais da SPS e na viabilização de direitos para grupos mais vulneráveis. Estes espaços são portas de entrada para a efetivação das políticas públicas e sociais. A ideia é que a ação tenha caráter multiplicador através dos próprios profissionais envolvidos nas atividades formativas.

As aulas foram divididas em cinco módulos: Processo Histórico da Questão Racial; As Dimensões do Racismo; Resistências Plurais; Tecendo Práticas Antirracistas e Apresentação dos projetos produzidos pelos alunos durante a formação.

Serviço

Formação Antirracista para Profissionais da SPS
Local: Auditório da Secretaria da Proteção Social (SPS), localizado na Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora.

Programação

07/02 (quarta-feira), a partir das 13h até às 17h
Módulo 3 – Resistências Plurais Aula presencial – apresentação das diversas formas de resistência empreendidas pela população negra objetivando romper com os padrões de dominação.

21/02 (quarta-feira), a partir das 13h até às 17h
Módulo 4 – Tecendo Práticas Antirracistas – Aula presencial e tutoria online com vistas a nortear a produção das iniciativas antirracistas a serem implementadas nas unidades de atuação.

28/02 (quarta-feira), a partir das 13h até às 17h
Módulo 5 – Apresentação das Peças Presencial – Apresentação coletiva das peças construídas.