Setenta jovens e adultos do Parque São José recebem certificação profissional

28 de fevereiro de 2024 - 14:54 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Carlos Eugênio Saraiva
Fotos: Claudio Rocha

Novas oportunidades de trabalho, empreendedorismo e melhoria de renda se abrem para 70 jovens e adultos, concludentes dos cursos de bombeiro hidráulico, cozinheiro, marketing digital e assistente administrativo no Parque São José e adjacências, em Fortaleza. A qualificação profissional foi promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, e os certificados foram entregues na noite desta terça-feira (27), no Conselho Comunitário Parque São José, com a presença do secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes.

As aulas fazem parte dos programas Criando Oportunidades e Primeiro Passo, ambos da SPS, voltados para diferentes públicos. Os alunos de Bombeiro Hidráulico e Cozinheiro receberam, além dos certificados, os instrumentais de trabalho.
   
“Promover capacitação profissional, gerar condições e oportunidades de trabalho e melhoria da renda familiar dos que mais precisam são prioridades das políticas públicas empreendidas pela SPS, pelo Governo do Estado. É nosso papel também promover cursos para que nossos jovens busquem uma profissão, um emprego ou montem o próprio negócio”, destacou o secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes.

“Os setores de serviços e alimentação estão ofertando vagas. O mercado está aberto a novos profissionais. Hoje, são mais 70 pessoas recebendo seus certificados. O conhecimento profissionalizante é muito importante, e esses títulos têm valor no mercado. Busquemos essas oportunidades”, acrescentou.

Mãos à obra

Os irmãos Jailton (31) e Jeovane Araújo (25) aproveitaram a oportunidade e já estão trabalhando como bombeiros hidráulicos. “Esse curso foi uma oportunidade muito boa pra gente. Tenho conhecimentos de elétrica e estou me aperfeiçoando em hidráulica. Essas são áreas que sempre têm serviços. Já estamos trabalhando como avulsos, mas, quem sabe no futuro, montamos a nossa microempresa”, revelou Jailton.

“Esse curso foi muito bom. Conhecemos o catálogo de ferramentas, os tipos de tubos e conexões, e aprendemos novas técnicas. Agora, com o aprendizado de novas habilidades e o kit de ferramentas, tudo gratuito, que ganhamos, acredito que vai ajudar muito no nosso trabalho”, complementou Jeovane. “Agora vou poder crescer no meu trabalho e fazer, eu própria, os consertos hidráulicos em casa, e ainda ajudar os vizinhos”, emendou Jaqueline Monteiro.

Residente no Parque São José, Ivonete Vieira de Queiroz, é mais uma dos 70 concludentes. Ela fala da oportunidade que abraçou com determinação. “O curso de cozinha geral foi maravilhoso, porque aprendi bastante. Aprendi a fazer bolos, tortas e salgados, e me aperfeiçoei na área. Essa capacitação me deu a oportunidade de conquistar um emprego no programa Ceará Sem Fome, preparando alimentos para quem mais precisa”, agradeceu, ao receber o certificado de formação.

“Os cursos de qualificação profissional ofertados pela SPS ampliam a visão da juventude e da comunidade para o mercado de trabalho, criam oportunidades de emprego e de novos empreendimentos nos bairros, bem como ampliam as perspectivas de melhoria de renda e vida, no grupo familiar e comunitário”, acrescenta a coordenadora de Inclusão Social da SPS, Jéssica Souza.

No ano passado, a SPS capacitou 10.072 pessoas, em diversas tipologias produtivas, por meio dos vários programas de iniciação profissional, abrindo portas para o mercado de trabalho.