Novas secretarias passam a integrar Comitê de Políticas de Desenvolvimento Infantil

12 de março de 2024 - 16:44 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Carolina Parente
Fotos: Claudio Rocha

Nesta terça-feira (12), o auditório da Secretaria da Proteção Social (SPS) foi palco de um momento significativo para as políticas para infância: a posse do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil (CPDI). O CPDI, um colegiado pioneiro em sua missão de integrar diversas secretarias de Estado para planejar e monitorar políticas públicas para a primeira infância, adquire nova configuração com a inclusão de importantes pastas governamentais.

Com a criação de novas secretarias pelo Governo do Estado, o CPDI passa a contar com a participação da Secretaria de Direitos Humanos, Igualdade Racial, Mulheres e Povos Indígenas. Essa ampliação reflete o compromisso do Comitê em reconhecer a diversidade das infâncias e garantir uma abordagem inclusiva e abrangente nas políticas destinadas aos pequenos cearenses.

A presidente do CPDI e secretária da Proteção Social, Onélia Santana, destaca a importância da adesão das novas secretarias ao conselho. “É uma nova etapa da história da infância no estado do Ceará”, afirma. Ela destacou o desenvolvimento das políticas e ressaltou o trabalho baseado em evidências: “Ninguém consegue fazer, desenvolver, modelar, remodelar, políticas públicas sem evidências, sem dados”.

Onélia Santana ressaltou ainda a relevância do programa Mais Infância, cuja referência metodológica para sua idealização serviu de inspiração para a criação de políticas públicas em outros estados do Brasil.

Inclusão de novas secretarias

O CPDI desempenha um papel crucial na promoção do desenvolvimento infantil, atuando como um fórum de articulação e colaboração entre as diferentes áreas do governo. Com a inclusão das novas secretarias, o comitê vislumbra um futuro ainda mais promissor para as políticas de desenvolvimento infantil.

Segundo a secretária-executiva de Igualdade Racial, Martír Silva, as novas secretarias incrementam o alcance das políticas públicas voltadas à primeira infância no Ceará. “A inclusão das novas secretarias fortalece nossa aproximação com as políticas de desenvolvimento infantil, pois o combate ao racismo e a promoção de direitos raciais têm sido foco de nossa atenção desde a primeira infância”,destaca.

A secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Liliane Araújo, as mulheres são a maioria da população e o que uma mãe mais deseja é que seus filhos e filhas estejam protegidos pelas políticas de Estado. “Quando a gente cuida do filho, da filha, a gente está cuidando não somente da criança, mas do entorno, da família, do idoso, da mãe, do pai”, acrescenta.