SPS realiza cursos profissionalizantes em territórios indígenas de 16 municípios do Ceará

15 de abril de 2024 - 14:50 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos: Ascom SPS

Participam dos cursos, povos das etnias Tremembé, Tabajara, Tubiba-Tapuya, Kariri, Potyguara, Tapeba, Kanindé, Pitaguary, Kalabaça e Tapuya-Kariri.

Lideranças indígenas celebram a inclusão social e profissional que a Secretaria da Proteção Social (SPS), em parceria com a Secretaria dos Povos Indígenas, está promovendo em seus territórios. Através do Programa Criando Oportunidades, 16 municípios do Ceará foram contemplados com cursos de diferentes áreas, como administração, gastronomia, estética e mídias sociais, dentre outras tipologias. Participam dos cursos povos das etnias Tremembé, Tabajara, Tubiba-Tapuya, Kariri, Potyguara, Tapeba, Kanindé, Pitaguary, Kalabaça e Tapuya-Kariri. Além das capacitações, serão entregues kits de trabalho para que as pessoas iniciem sua trajetória profissional.

Ao todo, serão realizadas 17 turmas, cada uma com 20 alunos. A primeira turma inicia no dia 6 de maio, no município de Tamboril. O território contempla povos das etnias Potyguara e Tabajara. Neste primeiro momento, será ofertado o curso de Auxiliar de Eletricista, para o povo Tabajara, que fica na aldeia São Miguel.

“São 35 km da Aldeia São Miguel até o centro de Tamboril, em época de cheia do rio, fica quase impossível sair daqui para a cidade e trazer para o chão da nossa aldeia essa capacitação vai facilitar muito a participação do nosso povo neste curso. Esta oportunidade será a porta de entrada para que venham outras capacitações profissionais até as nossas aldeias”, celebra Elisa Potyguara, que é liderança dos povos Potyguara e Tabajara.

Elisa ainda lembra que a capacitação já vinha sendo solicitada pelos povos Potyguara e Tabajara. “Todo o processo está sendo feito junto com a gente, desde as inscrições, que estamos articulando dentro da aldeia, divulgando e ouvindo os futuros alunos para definirmos juntos os melhores dias e horários para o curso, até as tipologias dos cursos, que foram escolhidas depois de muita conversa com as lideranças de cada território. Agradecemos muito a SPS por ter esse olhar mais humanizado e cuidadoso com nosso povo e também a Secretaria dos Povos Indígenas por lutar para que estas oportunidades cheguem aos diversos municípios onde estão nossos parentes”, complementa a liderança.

A segunda turma, que inicia no mês de junho, vai contemplar a aldeia Lagoa dos Tapeba, que fica no distrito de Capuan, em Caucaia. Kilvia Tapeba é presidente da Associação de Mulheres Indígenas Tapeba (Amita) e conta que muitas pessoas das 18 aldeias do povo tapeba, não conseguem se capacitar em cursos profissionalizantes por conta da distância das aldeias até o centro da cidade.

“Representa muito para nós que a SPS traga estes cursos para dentro das nossas aldeias, facilitando a inclusão e o acesso do nosso povo aos cursos profissionalizantes e ao mercado de trabalho”, ressalta Kilvia, que ainda pontua a importância de promover autonomia financeira para o povo indígena, sobretudo para as mulheres, que em grande parte, ainda têm dependência financeira de seus maridos.

“Vamos realizar o curso de Designer de Sobrancelhas e Micropigmentação porque já era um desejo de muitas mulheres da nossa aldeia, que estão esperando ansiosas para aprender as técnicas do curso para que possam ter sua própria renda e sua liberdade financeira”, explica Kilvia Tapeba.

A coordenadora de Inclusão Social da SPS, Jéssica Souza, destaca que o Criando Oportunidades capacitou, entre 2023 e 2024, 5.893 pessoas. “Levar estes cursos para territórios indígenas é muito importante para nós que coordenamos o programa, pois estamos ajudando efetivamente a diminuir as vulnerabilidades destas comunidades. Queremos incentivar jovens e adultos destes territórios para que se capacitem e transformem suas trajetórias através da inclusão social e profissional”, destaca Jéssica Souza.

O Programa Criando Oportunidades é coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) e atua em todo o Ceará, capacitando mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, trabalhadores em busca de emprego e grupos socialmente vulneráveis. Além das qualificações, também são entregues kits instrumentais de trabalho aos alunos com mais de 75% de presença.

Municípios contemplados

Tamboril, Caucaia, Boa Viagem, Acaraú, Canindé, Crateús, Crato, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis e São Benedito.