Primeira reunião ordinária do CPDI em 2024 ocorre nesta terça-feira

16 de abril de 2024 - 17:00 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Carolina Parente
Fotos:Mariana Parente

O Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará (CPDI) teve sua primeira reunião com a nova composição, nesta terça-feira (16), na sede da Secretaria da Proteção Social (SPS). O encontro contou com representantes das pastas que compõem o Comitê e foi conduzida pela coordenadora do Mais Infância Ceará, Dagmar Soares, que apresentou os novos desafios para a primeira infância no Estado.

A partir da inclusão de novas pastas no Comitê, foi votado o Regimento Interno do CPDI, cujo texto foi aprovado por unanimidade com votos dos representantes de 11 secretarias das 15 que fazem parte do Comitê. A criação do CPDI é uma resposta à necessidade de integrar esforços e conhecimentos para garantir o pleno desenvolvimento das crianças cearenses, abordando questões como educação, saúde, assistência social, cultura, entre outras áreas relevantes para o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças.

“O Comitê foi criado com o objetivo de promover a articulação entre diferentes setores e órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e instituições de pesquisa, visando o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a infância”, afirmou Dagmar Soares.

O objetivo é promover a integração de diversas secretarias no planejamento das políticas à primeira infância, elaborar estratégias e definir metas de ação para inclusão no Plano Plurianual 2023-2026; difundir o Plano Estadual da Primeira Infância e contribuir para o fortalecimento de iniciativas intersetoriais a fim de assegurar a equidade, a igualdade de direitos e oportunidades na primeira infância.

Conforme a coordenadora de políticas públicas da Secretaria das Mulheres (Sem), Jakeline Evangelista, falar da infância e da primeira infância é muito relevante. “A importância de cuidar do ser humano desde o nascedouro é essencial para que a gente veja avançar as políticas públicas voltadas para o público infantil”.

Calendário de Reuniões Ordinárias do CPDI para 2024

16/02/2024
11/06/2024
13/08/2024
15/10/2024
10/12/2024