Com Vale Gás Social, entidades do Mais Nutrição ganham reforço no combate à fome no Estado

18 de abril de 2024 - 17:09 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Carolina Parente
Fotos:Cláudio Rocha

Contentamento, palavra que descreve o sentimento de Seu Elpídio Duarte, líder da cozinha comunitária do Facis (Famílias Acolhidas pela Igreja Solidária), ao receber, nesta quinta-feira (18), o tíquete do Vale Gás Social. O Vale Gás é uma política pública permanente, sancionada em 2021 e implementada pela Secretaria da Proteção Social (SPS), que oferta uma recarga de gás de cozinha e atua em todo o Ceará no enfrentamento à insegurança alimentar.

Para Seu Duarte, que trabalha diariamente distribuindo 100 quentinhas a famílias vulneráveis do bairro Quintino Cunha, em Fortaleza, o benefício chega como um presente. Em tempos difíceis para quem tem fome, ele sonha em poder alimentar ainda mais famílias por meio do projeto do qual faz parte, que já existe desde 2014. “Queremos assistir mais pessoas e o Vale Gás Social nos ajuda muito com as despesas, que têm um custo bastante elevado”, conta.

Durante a entrega dos tíquetes, seu Duarte e representantes de outras entidades receberam o benefício para apoiarem seus projetos. Na ocasião, foram entregues 324 vales, distribuídos entre 32 cozinhas comunitárias e 136 entidades de Fortaleza e Região Metropolitana (RMF).

O mesmo sentimento de satisfação foi compartilhado por Kim Araújo, representante da Associação Clube XV de Novembro. Situada no Conjunto Timbó, em Maracanaú, a entidade atende todos os dias 130 crianças, adolescentes e jovens da cidade e de municípios vizinhos. “Os meninos vêm à associação três vezes por semana para praticar esporte depois da aula e, em seguida, servimos o jantar. Eles voltam jantados pra casa”, fala em tom de alegria.

Pela primeira vez, Kim recebe o tíquete do Vale Gás Social. A entidade que ele representa é credenciada ao Programa Mais Nutrição, coordenado pela SPS. Ele afirma que ter sido selecionado para receber o benefício é uma “benção” e que, com isso, espera ter condições de melhorar a alimentação dos beneficiados pela Associação que lidera. “A gente não consegue comprar a mistura, nos viramos para dar a melhor janta possível para nossas crianças e jovens”, completa.

A secretária Onélia Santana, titular da SPS, participou da entrega de tíquetes às cozinhas e entidades e ressaltou o importante trabalho de combate à fome dos líderes presentes na solenidade. “A gente se dedica mesmo a trabalhar para acabar com a fome graças ao auxílio de mulheres e homens que fazem a diferença nas comunidades do nosso Ceará”, ressalta.

Selma Ferreira Gomes, que também recebeu o tíquete nesta tarde, veio à sede da Pasta representando o Conselho Comunitário do Alto Jerusalém, no bairro Quintino Cunha. Ela comenta que o projeto que lidera, inscrito no programa Mais Nutrição, leva alimentos a 412 famílias cotidianamente. “Os tíquetes do Vale Gás Social ajudam o projeto a alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade social de todas as faixas etárias, desde crianças a idosos”, enaltece.

Vale Gás Social

A entrega dos tíquetes do Vale Gás Social é uma ação que contempla famílias assistidas pelo Cartão Mais Infância Ceará; famílias inscritas no CadÚnico e beneficiadas com o Programa Bolsa Família; e jovens do programa Virando o Jogo – Superação; além de cozinhas sociais e entidades credenciadas no Programa Mais Nutrição. Na última semana, mais de 208 mil famílias cearenses foram beneficiadas com a entrega dos tíquetes, para os 184 municípios do Estado.