Em Russas, moradores de Lagoa do Toco celebram inauguração de Praça Mais Infância

25 de abril de 2024 - 08:30 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Carolina Parente
Fotos:Cláudio Rocha

A alegria tomou conta da população do distrito de Lagoa do Toco, em Russas. O município recebeu, nesta quarta-feira (24), uma Praça Mais Infância, equipamento para que a garotada possa brincar e se exercitar ao ar livre em um espaço seguro repleto de equipamentos voltados à prática esportiva. Ao todo, são 41 Praças Mais Infância inauguradas no Estado até o momento.

A mais nova praça, em Russas, foi nomeada Evellyn Sousa da Silva, em homenagem à jovem atleta de salto em altura que, nascida em Lagoa do Toco, morreu precocemente, aos 15 anos, após séria reação alérgica.

A cerimônia de inauguração foi conduzida pela titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, e pelo prefeito do município, Sávio Gurgel Nogueira. O equipamento faz parte de ação do programa Mais Infância Ceará, que já entregou mais de 660 equipamentos em todo o Ceará.

Para a secretária Onélia Santana, as políticas públicas que proporcionam o desenvolvimento integral das crianças são essenciais para o progresso do Estado. “Gostaria de ressaltar a parceria do Governo do Ceará com os municípios, pois é a força dessas colaborações que nos permitem inaugurar equipamentos como este, essenciais para os pequenos”.

Meirinha Oliveira (28), mãe de Melinda, de um aninho, e de Heitor, de seis anos, comemora a entrega do equipamento, que trouxe a oportunidade para os seus filhos se divertirem com segurança após a aula. “Antes da praça, não havia outro espaço como esse para as crianças brincarem, nós estávamos aguardando a inauguração deste ótimo lugar. Heitor adora jogar bola e Melinda gosta de ficar no balanço”, ressalta.

Com um projeto de urbanização local, a praça é equipada com quadra poliesportiva, brinquedopraça, academia ao ar livre, pergolado e espiribol. O espaço não apenas promove a atividade física e o entretenimento, mas também fortalece os laços comunitários e contribui para o bem-estar emocional das comunidades.

Os adultos não ficam de fora dos benefícios da Praça Mais Infância. Com a instalação da academia ao ar livre, Márcia Silva, mãe da pequena Maria Júlia, de dois anos, pratica atividade física, essencial para que toda mãe tenha saúde e possa acompanhar o crescimento de seus pequenos. “A Maria Júlia sempre me acompanha nas vindas à Praça, pois a criança também precisa de lazer”, enfatiza.

O prefeito Sávio Nogueira enaltece a importância da instalação do equipamento: “Este espaço não se trata apenas de estruturas físicas, mas sim de oportunidades que se abrem para as pessoas mais vulneráveis de nossa comunidade. Para aqueles que enfrentam desafios diários, esta praça representa um refúgio de alegria e possibilidade de interação social.”