Dois anos do Complexo Social Mais Infância: um ‘lar’ para os beneficiários da cidade

9 de maio de 2024 - 16:42 # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Carolina Parente
Fotos: Ascom SPS

Abrigo é a palavra que, para Nadiane dos Santos (35), define o Complexo Social Mais Infância Romara Macêdo, em Barbalha. Como ela descreve, o local “é a segunda casa de muita gente”. Local de acolhimento da população vulnerável do município, o equipamento completa dois anos de funcionamento, nesta sexta-feira (10), comemorando a formação cidadã e o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários na cidade. A festa acontece às 17h, no Complexo.

Nadiane é mãe de Rodolfo Enzo (6) e de Maria Cecília (11), crianças que tiveram suas vidas transformadas pelas práticas lúdicas às quais só têm acesso graças ao Complexo Social. “A qualidade de vida dos meus filhos melhorou. Estão mais felizes e sempre animados para praticar aulas de jiu-jitsu, recreação, flauta e coral”, conta.

Para Enzo, que é autista, os benefícios vão além do esperado pela mãe. Com o estímulo à socialização, o contato do pequeno com outras crianças por meio do esporte e da música melhorou sua capacidade de se relacionar com o mundo. “Eu tenho sonhos pro meu filho, que não devem ser podados pela condição com que nasceu. Ele, como qualquer criança, também pode voar”, reflete.

Nadiane conta que o filho, por ser muito hiperativo, precisava de auxílio terapêutico diário, antes de começar a frequentar o Complexo de Barbalha. Atualmente, os atendimentos psicológicos são realizados uma vez por semana, o que mostra, para ela, a importância de a criança liberar toda a energia que tem dentro de si. “Enzo frequenta o espaço há um ano e, desde então, está mais calmo e até na escola ele melhorou”, afirma.

Para a secretária da Proteção Social, Onélia Santana, os complexos sociais têm, cada vez mais, fortalecido sua presença na comunidade onde estão implantados. “São espaços intergeracionais que conseguem ocupar e ofertar oportunidades de aprendizado, diversão e bem-estar para crianças e adultos, filhas, mães e avós”, pontua.

Oferecendo lazer, cursos de artes diversas e programas de qualificação profissional, o Complexo já realizou mais de 150 mil atendimentos desde sua inauguração, em 2022. O equipamento é vinculado à Secretaria da Proteção Social (SPS) e oferece às pessoas a oportunidade não só de realizar aulas de dança, música e esportes, como também a chance de buscar meios para a inserção no mercado de trabalho e aprimoramento de currículo.

Maria Cecília, menina tímida, frequenta o espaço há dois anos e fez vários amigos ao longo desse tempo. Ela toca flauta doce e, assim como o irmão, luta jiu-jitsu. Ambos vão ao Complexo três vezes por semana, onde permanecem toda a tarde e começo da noite.

Nadiane, que é manicure, conta que foi por causa de Maria Cecília que começou a frequentar o local em 2022. Na época, soube dos cursos profissionalizantes oferecidos no Complexo e logo se inscreveu no curso de designer de unhas. “Era meu sonho trabalhar com alongamento de unhas e incrementar minha renda familiar. Por todos os benefícios que me trouxe, o Complexo foi uma das melhores coisas que aconteceu nessa cidade”, reflete.

A mãe de Enzo e Cecília já trabalhava como manicure em salões de beleza de Barbalha, mas depois que fez o curso de Nail Designer, a clientela que atendia autonomamente aumentou, o que a motivou a realizar outros cursos no ramo da beleza, vislumbrando a possibilidade de criar o próprio negócio. “Também fiz os cursos de Design de Sobrancelha e Depilação. Ainda atendo em salões, mas o meu espaço de beleza será inaugurado neste sábado, dia 11”, fala contente.

Mais Infância Ceará

O Complexo Social Mais Infância faz parte do programa Mais Infância Ceará, iniciativa do Governo que visa promover o desenvolvimento integral das crianças cearenses, com foco na primeira infância. Lançado em 2017, o programa tem como objetivo principal garantir o acesso a serviços de qualidade nas áreas de saúde, educação, assistência social e cultura para crianças e suas famílias.