Combate ao Abuso Infantil: Sonhos de Helenas chegam à Cidade Mais Infância

23 de maio de 2024 - 09:08 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Leo Capibaribe
Fotos: Leo Capibaribe

As bonecas de pano, símbolos do imaginário infantil de gerações passadas, ganharam um novo e profundo significado nas mãos de Heloísa Helena Souza e seu grupo de artesãs. O projeto “Sonhos de Helenas” utiliza essas bonecas como ferramenta para prevenir o abuso infantil, transformando-as em poderosos instrumentos de conscientização e proteção.

Na programação do Maio Laranja da Cidade Mais Infância, Helena promoveu uma oficina, no Museu do Artesanato, apresentando as bonecas, seus significados e a importância da informação como ferramenta contra o abuso.

“São modelos diversos de bonecas, com diferentes cores e formatos de cabelo, e elas geram essa identificação em meninas e mulheres de todas as formas. Importante demais essa iniciativa, eu já tinha visto as Helenas em uma praça daqui de Fortaleza e adquiri uma porque me senti representada ali e fiz questão que minha filha entendesse o significado”, afirma a mãe e visitante da Cidade Mais Infância, Lorena Brito.

Natural de Fortaleza, Heloísa Helena sempre trabalhou em projetos sociais voltados para crianças. Ao se mudar para Beberibe, há onze anos, ela quis criar uma iniciativa focada nas mulheres locais. “Tenho muito orgulho de onde já chegamos com nosso propósito. Estive presente com a boneca Helena nos estados da Bahia, Brasília, Rio de Janeiro e até fora do Brasil, como foi o caso de Portugal, que nossas bonecas fizeram parte de uma feira renomada”, afirma.

Início

A oportunidade surgiu quando ela conheceu o cipó de fogo, uma planta local usada no artesanato. Helena organizou oficinas de artesanato para ensinar e aprender, envolvendo seu filho e outras mulheres. O grupo começou confeccionando filtros dos sonhos e caixas de papelão, mas Helena sentia falta do contato com as crianças. Assim, surgiram as bonecas feitas com tecidos de velas de jangada.

Causa

As bonecas dos Sonhos de Helenas passaram a ter um significado maior: prevenir o abuso sexual infantil. A ideia é conversar com simplicidade com pais e responsáveis sobre os corpos das crianças, principalmente das meninas. Helena, que foi abusada na infância usa sua história para encorajar outras mulheres a abordar o tema. “Tive uma infância difícil. Fui vítima e desde então sempre entendi que eu teria um chamado para ajudar outras famílias a não passarem pelo que passei”, conta.

Heloísa Helena vê a prevenção como a principal ferramenta para acabar com o problema. Além da Praia do Morro Branco, as bonecas dos Sonhos de Helenas são vendidas em diversos pontos de Fortaleza e em feiras itinerantes de artesanato pelo Brasil. O grupo de artesãs foi apoiado pela Central de Artesanato do Ceará (CeArt), política pública do Goverbo do Estado que estimula o artesanato cearense.

Redes Sociais – Instagram @sonhosdehelenas