Fortaleza recebe representantes da COPOLAD para troca de experiências em políticas sobre drogas
12 de agosto de 2024 - 12:01 #COPOLAD #governo do ceará #Políticas sobre Drogas #Projeto Acolher #SPS
Assessoria de Comunicação da SPS
Texto: Carolina Parente
Fotos: Mariana Parente
Representantes do Programa de Cooperação entre a América Latina, o Caribe e a União Europeia sobre Políticas de Drogas (COPOLAD) se reúnem em Fortaleza para troca de experiências e discutir o sucesso das iniciativas locais
O Centro de Referência sobre Drogas (CRD) do Mucuripe, em Fortaleza, recebeu, na última semana (9), representantes do Programa de Cooperação entre a América Latina, o Caribe e a União Europeia sobre Políticas de Drogas (COPOLAD). O encontro, conduzido pela secretária-executiva de Políticas Sobre Drogas, Lidiane Rebouças, teve como objetivo principal a troca de experiências e a discussão das estratégias de políticas públicas sobre drogas implementadas no Ceará.
Lidiane Rebouças ressaltou a importância dessa cooperação internacional: “A troca de experiências é fundamental para que conheçam nossas práticas e recebamos feedbacks de outros países”. O Ceará foi escolhido para essa troca devido ao sucesso de suas iniciativas, como o projeto Acolher, que entre 2022 e 2024 realizou mais de 74 mil atendimentos.
Durante a visita, os representantes da COPOLAD conheceram o projeto, que em 2024 já realizou 28 edições e mais de 22 mil atendimentos, focando no acolhimento, emissão de documentos e inserção social de pessoas vulneráveis. Eles também exploraram outras iniciativas da SPS, como o Mais Papo, Mais Atitude, ação que trabalha a prevenção ao uso de drogas com estudantes da rede pública de ensino. A comitiva também visitou organizações da sociedade civil, como o Banco Palmas e a Casa da Sopa.
Desde abril de 2023, a parceria com a COPOLAD tem apoiado o desenvolvimento de projetos, como um de atenção ao Oitão Preto, que visa apoiar pessoas em situação de rua na comunidade. Este projeto foi idealizado após o primeiro encontro entre as partes em 2023, e a COPOLAD tem contribuído com orientação e capacitação.
“A parceria com a COPOLAD fortalece as ações do Estado ao integrar práticas e conhecimentos internacionais, enriquecendo as abordagens locais e abrindo caminhos para soluções que podem ser replicadas em outras regiões, oferecendo um apoio mais eficaz às comunidades vulneráveis”, conclui a secretária-executiva.