Atletas da Vila Social do Canindezinho se destacam no basquete e ganham bolsa de estudos em Centro Universitário

10 de dezembro de 2024 - 11:37 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos: Mariana Parente

O basquete chegou às periferias de Fortaleza e vem transformando a trajetória de jovens como Joabe Melo, 18, e Gabriel Amorim, 17, que, recentemente, conquistaram uma bolsa de estudos no Centro Universitário UniAteneu. Gabriel está terminando o terceiro ano em uma escola de tempo integral e já sabe o que vai cursar no próximo ano, quando entrar na universidade. “Faço escola profissionalizante e estudo desenho da construção civil, pretendo seguir nessa área e cursar Engenharia Civil, no próximo ano. Fiquei muito feliz porque agora sei que vou poder estudar e continuar treinando o basquete, tudo no mesmo espaço. Meu sonho sempre foi ser um jogador profissional e sei que tudo que está acontecendo comigo agora é fruto desse sonho” conta o adolescente.

Quando tinha 14 anos, Gabriel começou a treinar despretensiosamente na quadra da pracinha perto da sua casa, no bairro Siqueira, e foi ali que ele se identificou com o basquete. “Logo que soube da inauguração da Vila Social do Canindezinho, que fica próxima da minha casa, corri para me inscrever e participar das aulas de basquete. Esse lugar é uma segunda casa pra gente”, explica Gabriel, que aprendeu com o professor de basquete da Vila que vale sempre a pena acreditar no sonho que se tem. “Agora seguirei meus treinos como atleta da UniAteneu e levarei para lá tudo que aprendi aqui na Vila”, explica o atleta.

A Vila Social do Canindezinho faz parte dos 12 núcleos da Secretaria da Proteção Social (SPS), que realizam aulas de basquete para adolescentes dos 14 aos 18 anos. Ao todo, 506 alunos treinam basquete nos equipamentos da SPS. Cada equipamento forma duas turmas de 25 alunos e funciona com cadastro de reserva. Nove dos 12 núcleos ainda têm vagas abertas para meninos e meninas que tiverem interesse em participar da atividade. Todo material necessário para a prática do esporte é entregue pela SPS.

Assim como Gabriel, Joabe Melo também está comemorando a bolsa de estudos e lembra que sempre vale a pena se esforçar pelo que se quer de verdade. “Três vezes na semana pego um ônibus para poder participar das aulas de basquete. Estou treinando há quatro meses na Vila Social do Canindezinho e isso tem ajudado no meu desenvolvimento de várias formas. Tenho autismo leve e neste espaço me sinto incluído de verdade”, conta Joabe, que está cursando o 1° ano do ensino médio, mas já faz planos para quando estiver na universidade. “Quero cursar Educação Física e vou seguir treinando para me tornar um atleta profissional”, completa Joabe.

A secretária-executiva de Cidadania e Política sobre Drogas, Lidiane Rebouças, destaca que o projeto de basquete nas periferias vem sendo um grande divisor de águas na vida de muitos adolescentes que residem em áreas de vulnerabilidade. “Muito mais do que driblar e arremessar, nossos atletas aprendem a ter disciplina com aulas teóricas e práticas que utilizam o método criado pelo basquetebolista e técnico, Alberto Bial. Em nossos equipamentos, ensinamos mais que basquete, nossos alunos aprendem a ter responsabilidade com o outro, resiliência e melhoria da capacidade de interação social mesmo diante da exposição constante às telas”, ressalta a secretária.

Sâmia Cruz, coordenadora de esportes da UniAteneu, lembra que todos os anos, o Centro Universitário realiza seletivas em diversas modalidades esportivas. “Sempre buscamos criar oportunidades para jovens vulneráveis. A partir da seletiva, onde avaliamos a capacidade e habilidade dos atletas é que selecionamos os jovens que ganharão as bolsas de estudo, e que também serão treinados na UniAteneu, além de participarem de competições nacionais e internacionais”, pontua Sâmia.

A titular da SPS, Onélia Santana, frisa que é muito gratificante ver os adolescentes que treinam na Vila Social do Canindezinho, conquistando seus sonhos. “Ver eles chegando às universidades através de um esporte que acreditamos, e investimos para que pudesse chegar nas periferias de Fortaleza, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, frisa a gestora.

“Nossos núcleos de basquete surgiram da parceria com o Alberto Bial e da ideia de levar um esporte que ainda não é tão acessível para jovens de territórios vulneráveis. Já estamos colhendo os frutos desse trabalho, e isso não tem preço. Acreditamos na juventude cearense e no potencial que eles têm para alcançar tudo que desejam. Nossos equipamentos são incubadoras de sonhos e quando a gente vê eles voando e conquistando sonhos que antes pareciam impossíveis, temos a certeza de que estamos investindo em políticas públicas que fazem a diferença de fato na vida de quem mais precisa”, reitera.

Como se inscrever

As vagas para participar das turmas de basquete estão disponíveis nos seguintes equipamentos: Vilas Sociais da Messejana, Genibaú e Canindezinho, CITS e Zona Viva do Jangurussu e Complexos Sociais do João XXIII, Curió e Cristo Redentor, além do Complexo de Barbalha. Nas demais unidades, é possível se inscrever para cadastro de reserva.

Para se inscrever, basta ir até os equipamentos com documento oficial com foto e comprovante de endereço. As aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas. A turma do sub-14 treina das 17h30 às 18h45, e o sub-18 treina das 18h45 às 20h.

Onde se inscrever

Complexo Social Mais Infância João XXIII
Endereço: Rua Araguaiana, 77, João XXIII, Fortaleza

Complexo Social Mais Infância Curió
Endereço: Rua Dom Helder Câmara com Rua Paulo Freire, Curió, Fortaleza

Complexo Social Mais Infância do Cristo Redentor
Endereço: Rua Camélia, 450, Cristo Redentor, Fortaleza

Complexo Social Mais Infância Barbalha
Endereço:Av. Antônio Correia Saraiva, s/n, Santo Antônio, Barbalha (antigo prédio do CSU)

Zona Viva Jangurussu
Endereço: Residencial José Euclides – rua A, quadra 10B, bloco 7, Fortaleza

Vila Social Genibaú
Endereço: rua 30 de Maio, 44, Genibaú, Fortaleza

Vila Social Canindezinho
Endereço: av. Osório de Paiva, 6200, Canindezinho, Fortaleza

Vila Social Messejana
Endereço: av. Washington Soares, 8130, Messejana, Fortaleza

Cits Jangurussu
Endereço: rua L, 20, Conjunto João Paulo II, Barroso

Cadastro de reserva

ABC Bom Jardim
Endereço: rua 03 Corações, 762, Bom Jardim, Fortaleza

Centro Comunitário São Francisco
Endereço: rua Ilha do Bote, 367, Conjunto São Francisco

ABC Serrinha
Endereço: rua Cônego Lima Sucupira, 1487, Serrinha, Fortaleza