Avanços e continuidade de políticas para a primeira infância cearense ganham destaque em Encontro Estadual

19 de dezembro de 2024 - 15:56 # # # #

O evento reuniu 230 representantes dos Comitês Municipais Intersetoriais da Primeira Infância

Os resultados, avanços e a continuidade de políticas para primeira infância ganharam destaque no Encontro Estadual com os Comitês Municipais Intersetoriais da Primeira Infância. O evento aconteceu nesta quinta-feira (19) e contou com a presença do secretário da Proteção Social, Sandro Camilo, do secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome, Caio Cavalcanti, da coordenadora auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Ceará, Adriana Pinheiro, e da superintendente executiva do Instituto da Infância (Ifan), Luzia Lafitte.

Promovido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o encontro visou o monitoramento, orientações e avaliação das conquistas obtidas pelas políticas de primeira infância no Ceará, em 2024. Além disso, foram discutidas a transição das gestões municipais e a continuação dos serviços ofertados. No total, 230 representantes dos Comitês Municipais participaram do momento.

Na ocasião, o secretário da Proteção Social, Sandro Camilo, ressaltou a importância do investimento na primeira infância cearense. “O Estado do Ceará hoje é referência para todo o País pelo Programa Mais Infância. Já faz nove anos que o programa Mais Infância está na ativa. Hoje, nós estamos em 184 municípios e isso é graças ao trabalho de todos que estão aqui”, celebrou.

Ana Carolina, supervisora do Programa Criança Feliz no município de Marco, também marcou presença no evento. “Estamos trabalhando o plano desde 2021, mas ele foi reformulado, sentamos junto com o comitê, dando prioridade ao desenvolvimento da primeira infância. Desde então, percebemos que as famílias estão mais conectadas com as políticas intersetoriais, através das visitas do Criança Feliz, levando sempre as políticas para dentro das residências”, explicou.

“Foi através do plano, da gente conhecer as questões sociais, que a gente foi conhecer também as individualidades de cada um. Porque não é só construir o plano, a gente tem que viver o plano, no dia a dia”, completou.

A palestra magna foi ministrada pelo coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da SPS, Sebastião Araújo, que discutiu a importância do monitoramento e avaliação no âmbito das políticas públicas da Primeira Infância. “Desenvolver a criança é desenvolver a sociedade. Todos nós que estamos aqui somos protagonistas para que isso aconteça”, ressaltou. “Esse já é um trabalho continuado, consistente. Hoje nós estamos dando um reforço, definindo alguns instrumentos, para que eles aprimorem cada vez mais o monitoramento das estratégias, das metas e indicadores dos planos para primeira infância”, completou o coordenador.

Estratégias intersetoriais

Secretário da Assistência Social de Poranga, Fernando Lima conta que o município vem ampliando as estratégias intersetoriais para a primeira infância desde 2021, quando começaram a formular o plano. “Não tem como você trabalhar de uma forma integrada com as outras políticas e não ver resultado. O trabalho integrado com a saúde, com a educação, tem feito com que a gente perceba grandes avanços no que tange à primeira infância. Esse olhar que o Plano nos ajuda a ter para a primeira infância faz com que a gente comece a melhor desenvolver ações e vamos colhendo frutos à medida que isso for realizado”, afirma.

Durante o evento, o secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome, Caio Cavalcanti, ressaltou a importância da permanência e consolidação das políticas públicas. “Eu costumo dizer que um dos maiores segredos para termos resultados na política pública seja a colaboração. Essa colaboração entre Estado, municípios e sociedade civil, entidades do terceiro setor é o grande segredo do Ceará ter esse êxito, esse resultado. Que a gente possa continuar, ao longo dos próximos anos, fortalecendo ainda mais a colaboração e as políticas de infância e os resultados para realmente quem mais precisa”, reforçou.