SPS realiza oficina para monitoramento do III Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará
24 de março de 2025 - 08:45 #monitoramento #oficina #Plano de Segurança Alimentar e Nutricional
Assessoria de Comunicação da SPS
O encontro reuniu representantes de 16 órgãos que compõem a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional
Com o intuito de fortalecer a política de Segurança Alimentar e Nutricional no Ceará, a Secretaria da Proteção Social (SPS) promoveu, nas últimas quinta e sexta-feira (20 e 21), a “Oficina para orientação do monitoramento do III Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Plansan)”. O evento reuniu representantes de secretarias estaduais que compõem a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), e representantes do Ipece.
Coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SPS, Regina Praciano explica que o terceiro Plano Estadual foi elaborado em 2024, com vigência até 2027, e a ideia da oficina é desenvolver os indicadores e os mecanismos de monitoramento do documento.
“Vamos monitorar, fazer ajustes para poder ir avançando e ampliando a política de Segurança Alimentar e Nutricional para gerar impactos e reduzir a fome no Ceará até 2026, que é a grande meta do nosso Plano, como também o engajamento dessas famílias ao acesso a uma alimentação mais adequada e saudável, com acesso à renda e com outras políticas públicas de segurança alimentar e nutricional”, ressalta.
Entre as metas e programas da SPS presentes no Plano estão o Cartão Ceará Sem Fome, Vale Gás Social e Mais Nutrição. O Plansan conta, também com ações da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), para Agricultura Familiar, Programa Cisternas e cozinhas do Ceará Sem Fome; Secretaria da Educação (Seduc), com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); e Secretaria da Saúde (Sesa), no enfrentamento à obesidade e má nutrição.
Após a oficina, será realizado preenchimento dos instrumentos nas setoriais, para debates internos e desenvolvimento do sistema de monitoramento e avaliação da política de Segurança Alimentar e Nutricional.
Participantes
Entre os participantes presentes, estavam membros da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Secretaria da Pesca e Aquicultura (SPA), Secretaria das Cidades, Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih), Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e Secretaria dos Povos Indígenas (Sepince).