No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, SPS reforça atenção e cuidado para mães atípicas
2 de abril de 2025 - 17:07 #Abril Azul #Dia Mundial de Conscientização do Autismo #Mães Atípicas
Assessoria de Comunicação da SPS
Texto: Rafaela Leite
Fotos: José Wagner - Vice-Governadoria
Nesta quarta (2), a vice-governadora e secretária da SPS, Jade Romero, participou de encontro com mães atípicas no Complexo Mais Infância Curió
Celebrado neste 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo reforça a importância de compreender o espectro autista, combater preconceitos e garantir direitos. Em alusão à data, a vice-governadora e secretária da Proteção Social (SPS), Jade Romero, participou, nesta quarta-feira (2), de uma roda de conversa com mães atípicas atendidas no Complexo Social Mais Infância do Curió.
O encontro marcou o início de um grupo de apoio para mães de crianças e adolescentes com autismo e outras deficiências intelectuais. A iniciativa deve ser estendida aos outros complexos sociais. Na ocasião, Jade Romero ressaltou o trabalho dos Complexos para fomentar respeito, inclusão e cuidar, também, de quem cuida.
“Que vocês possam se sentir abraçadas, acolhidas, porque a mãe também precisa de suporte para ter força e condição para cuidar dos seus filhos, e a informação muitas vezes é o que vai nos dar essa condição de fazer mais por nós e também por aqueles que a gente cuida”, frisou.
A unidade do Curió atende, hoje, 81 crianças autistas, além de oferecer apoio especializado às suas famílias. Ao longo da manhã, algumas das mães compartilharam suas trajetórias. A ideia é fomentar a rede de apoio, fortalecer vínculos e compartilhar informações.
Entre as participantes estava Ana Raquel. Mãe de duas crianças autistas, ela destacou a importância de falar e de ouvir outras mães que passam por vivências como a sua. “É uma coisa que me faltava, esse apoio”, afirmou.
Seu filho Estevão tem 13 anos e participa das turmas de Desenho e Vôlei no Complexo do Curió. “Aqui ele tem se desenvolvido muito. Ele tinha dificuldade de socializar, e aqui ele começou a fazer amigos, nunca mais teve aquela crise de choro, de querer correr, sair. Todas as profissionais têm aquele trabalho de saber como ele está, se está tendo crise em casa ou no colégio, porque o acompanhamento delas não é só aqui. Até no colégio elas procuram saber como ele está e, para mim, está sendo maravilhoso”, finalizou.
“Uma casa para pertencer”
Riveline de Oliveira é uma das primeiras mães atípicas inscritas na unidade do Curió e também participou do momento. “Meu filho está há mais de dois anos aqui nessa casa e o apoio que eu tenho aqui, eu não tenho em outros lugares”, afirma.
Mãe solo, ela destaca que além do autismo nível 2, o filho de sete anos também tem hipotonia e TDAH, e no Complexo vem se desenvolvendo física, mental e socialmente. “Ele faz Voleibol, Kung Fu e Futebol, se apresenta bem, fala bem, se supera a cada dia. O Complexo Mais Infância vem acolhendo a gente com muita paz, com muito amor. Essa não é uma casa só para ficar, é uma casa para pertencer”, completou.
Apoio às mães
Também na ocasião, a vice-governadora e secretária da SPS antecipou o desenvolvimento de um site que ofertará apoio psicológico e atendimento jurídico online, 24h, para mães e cuidadoras de crianças e adolescentes neurodivergentes.
“Vocês vão poder fazer terapia, poder conversar com o psicólogo, e também podem ser encaminhadas para o apoio jurídico, saber como pode acessar, quais são os direitos, quais são os benefícios, como se procura um laudo. E também serão encaminhadas para o equipamento do Governo do Estado que está mais perto de vocês”, ressaltou.
Programação Abril Azul no Parque Dom Aloísio
Ao longo desta semana, a SPS promove, também, uma série de atividades em alusão ao Abril Azul, campanha para conscientização do autismo. São atividades esportivas e rodas de conversa para trabalhar o enfrentamento ao preconceito e apoiar as mães atípicas.
SERVIÇO
Parque Dom aloísio Lorscheider
2 de abril (quarta-feira)
17h – Corrida kids, palestra informativa e atividades recreativas em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo
3 de abril (quinta-feira)
17h – Conscientização do Autismo: Roda de conversa para mães atípicas
4 de abril (sexta-feira)
9h – Roda de Conversa sobre Autismo e BPC
17h30 – Corridinha e caminhada “Juntos pela inclusão”
Av. Bernardo Manoel, 10080 – Itaperi
Complexo Mais Infância Cristo Redentor
Endereço: Rua Camélia, 450, Cristo Redentor, Fortaleza
Complexo Mais Infância João XXIII
Endereço: Rua Araguaiana, 77, João XXIII, Fortaleza
Complexo Mais Infância Curió
Endereço: Rua Dom Helder Câmara com Rua Paulo Freire, Curió, Fortaleza
Complexo Mais Infância de Barbalha
Endereço: Av. Antônio Correia Saraiva, s/n, Santo Antônio, Barbalha (antigo prédio do CSU)