Gestores debatem experiências e fortalecimento de ações para primeira infância no Ceará

6 de maio de 2025 - 16:41 # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Rafaela Leite
Fotos: Mariana Parente

As conquistas, desafios e continuidade de políticas públicas para a primeira infância cearense ganharam destaque na manhã desta terça-feira (6), durante o Simpósio de Políticas Públicas com Impacto no Desenvolvimento Infantil. O evento, realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de Assistência e Educação, e representantes das fundações que compõem a Coalizão Ceará.

Promovido pelas secretarias da Proteção Social (SPS), Igualdade Racial (Seir) e Educação (Seduc), em parceria com as fundações Maria Cecilia Souto Vidigal, Bernard Van Leer e Porticus, o Simpósio busca avaliar experiências e avanços para a primeira infância, com ênfase em temas como parentalidade, educação infantil e igualdade racial.

O evento contou com presença da vice-governadora e secretária da Proteção Social (SPS), Jade Romero, da secretária da Igualdade Racial (Seir), Zelma Madeira, da secretária-executiva de Cooperação com os Municípios (Seduc), Emanuelle Grace, da diretora de políticas públicas da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Marina Fragata, da representante da Fundação Van Leer, Claudia Vidigal e do gerente de programas da Porticus, Luis Serrao.

Na ocasião, Jade Romero ressaltou a importância da Coalização Ceará para a construção de políticas que impactam a primeira infância cearense. “O estado do Ceará é o estado que pode se orgulhar de ser o primeiro a ter os 184 municípios com seus planos municipais de primeira infância. Ao longo dos anos, o Estado do Ceará, por meio dessa coalizão, por meio dessas parcerias, tem se dedicado e se debruçado a essas políticas públicas”, frisou a gestora.

Jade Romero também enfatizou os avanços das políticas para o desenvolvimento infantil através de programas como o Cartão Mais Infância Ceará, Ceará Sem Fome, Mais Nutrição, Ceará TEAcolhe, e da construção de 762 equipamentos do programa Mais Infância Ceará, como Complexos Sociais Mais Infância e Centros de Educação Infantil. A vice-governadora anunciou, ainda, a nova Casa da Criança e do Adolescente, que será inaugurada este ano em Juazeiro do Norte, para atendimento do público na região do Cariri.

Secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira destacou a relevância do simpósio para pensar as infâncias plurais. “Nós precisamos, ao tratar da primeira infância, entender que temos que trabalhar com as infâncias em uma diversidade, principalmente nesse país pluriétnico que é o Brasil, e na realidade cearense. Todas as vezes que se coloca a igualdade racial como central para pensar política, eu fico feliz porque é só a partir daí que a gente pode pensar um outro mundo possível, com democracia e com igualdade”, frisou.

Representante da Fundação Bernard Van Leer, integrante da Coalizão Ceará, Claudia Vidigal ressaltou a importância da parceria entre secretarias e fundações para a construção de políticas para primeira infância intersetoriais. “É sempre um momento de celebração quando a gente vê o comprometimento de todos aqui, da saúde, da assistência, da educação. O estado do Ceará traz uma lição para todos nós, tanto da intersetorialidade, quanto do pacto federativo bem sucedido com os municípios, daí a alegria de celebrar a casa cheia”, afirmou.

Coalizão Ceará

Criada em 2019, a Coalizão Ceará busca fortalecer e apoiar a política integrada de atenção às famílias e crianças na primeira infância em situação de vulnerabilidade no Estado do Ceará. O grupo é composto pelas fundações Maria Cecilia Souto Vidigal, Van Leer e Porticus, em parceria com o Governo do Ceará.