Ceará entrega a brinquedopraça número 300 e amplia rede de atenção à infância em todos os municípios

12 de agosto de 2025 - 16:20 # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Daniel França
Fotos: Claudio Rocha
Infográfico: Silvelena Gomes

Equipamento será inaugurado em Jaguaretama e simboliza o avanço de uma política pública permanente voltada ao desenvolvimento infantil, à convivência comunitária e à inclusão social.

É no município de Jaguaretama, no Sertão Central do Ceará, que uma nova praça ganha vida. O nome da cidade vem do tupi e significa “terra da onça”, e é nesse território de identidade forte que foi inaugurada a brinquedopraça de número 300 do Estado, com a presença do governador Elmano de Freitas. Com escorregadores, balanços e brinquedos de mola, o espaço vai muito além do lazer: representa o fortalecimento de uma política pública consolidada, presente nos 184 municípios cearenses.

As brinquedopraças integram o Mais Infância Ceará, programa lançado em 2015 que, em 2025, completa uma década de atuação e foi transformado em política pública permanente. Mais que uma expansão física, a entrega simboliza a consolidação de uma rede intersetorial de cuidado com a primeira infância, articulando ações de assistência social, educação, saúde, nutrição, cultura e esporte. Em sintonia com o recém-sancionado Plano Estadual pela Primeira Infância, a iniciativa reforça a proteção e o desenvolvimento integral das crianças cearenses.

Espaços que acolhem, protegem e integram

Voltadas para crianças de 4 a 12 anos, as brinquedopraças são equipamentos gratuitos e acessíveis, que incentivam o brincar, fortalecem a convivência familiar e promovem o uso qualificado dos espaços públicos.

Para Maria José, moradora de Cachoeira dos Rufinos, em Parambu, o espaço representa uma mudança significativa na rotina das filhas. “Antes, a gente não tinha condição de trazer elas para brincar, porque era preciso pagar. Agora, não precisa mais! A gente fica muito feliz por causa das crianças, porque ver elas brincando, sorrindo e se divertindo é muito bom.”

As brinquedopraças reúnem escorregador, balanço triplo, gangorra inclusiva, brinquedos de mola e casinhas com ponte de eucalipto. O espaço também abriga uma academia ao ar livre, equipada com simuladores de bicicleta, esqui e caminhada, alongador, twist lateral, multi exercitador e estação para cadeirantes. Ao todo, o projeto ocupa uma área de 350 m² e tem investimento de R$ 225.324,35 em cada unidade.

A proposta é unir lazer e cuidado em um só espaço, promovendo bem-estar físico, fortalecendo vínculos comunitários e incentivando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Impacto social e geração de oportunidades

Estudos apontam que o acesso a espaços públicos de qualidade contribui para o desenvolvimento social e o fortalecimento dos vínculos comunitários. Quando uma praça é inaugurada, o território é valorizado e a população passa a ocupar o espaço com novas possibilidades de cultura, lazer e renda.

“Brincar é um direito da criança, fundamental ao seu desenvolvimento. É brincando que ela desenvolve importantes habilidades cognitivas, motoras e emocionais. Quando implantamos uma brinquedopraça estamos investindo no desenvolvimento das crianças daquele entorno. Ao mesmo tempo, estamos contribuindo para o fortalecimento dos laços naquela família e naquela comunidade”, pontua a vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero.

Descentralização e presença em todo o Ceará

As brinquedopraças estão em todos os 184 municípios cearenses, mostrando o compromisso do Governo com a descentralização das políticas públicas.