Mais de 2.700 jovens e adultos já foram qualificados pela Secretaria da Proteção Social, este ano
12 de agosto de 2025 - 11:12 #Certificação #Criando Oportunidades #empreendedorismo
Assessoria de Comunicação da SPS
Texto: Rafaela Leite
Fotos: Claudio Rocha
A qualificação profissional tem o poder de transformar histórias, é o que conta a moradora do Passaré, Raquel Araújo (29). “Hoje eu trabalho com bolos caseiros, bolo mole, bolo fofo. Comecei há 14 anos, depois de um curso”, lembra. Em 2025, Raquel decidiu dar um novo passo, se inscrevendo na turma de Confeitaria, doces e salgados, promovida pela Secretaria da Proteção Social (SPS). “Eu não queria ficar só nos bolos caseiros, queria aprender a confeitaria, área de salgados, de doces, então o curso me motivou mais ainda”.
Ela é uma dos 2.700 cearenses que receberam certificados de qualificação profissional pelo Governo do Estado, neste ano de 2025. “Com meu negócio eu consigo ajudar nas contas, me manter e ficar mais perto do meu filho. Eu tenho um filho de 13 anos e descobri uma gravidez durante o curso, então o meu foco é trabalhar em casa, porque eu quero acompanhar o crescimento deles”, completa.
A última certificação aconteceu nesta segunda-feira (11), na Cidade Mais Infância, homenageando 292 concludentes das turmas de Costura, Masseiro, Cabeleireiro unissex, Bombeiro hidráulico, Cabeleireiro masculino, Design de sobrancelhas, Conserto e manutenção de celular, Confeiteiro doces e salgados, Cozinheiro geral, Manicure e pedicure, Alongamento de unhas, Inglês básico e Libras.
Presente no evento, a vice-governadora e secretária da Proteção Social (SPS), Jade Romero, destacou o trabalho do Governo do Estado na ampliação de qualificações profissionais, de crédito, através do Ceará Credi, e na abertura de 120 mil novos empregos, desde 2023.
Na ocasião, Jade também agradeceu a parceria de associações e entidades comunitárias para realização dos cursos. “O Governo do Estado está aqui neste momento, fazendo essas entregas junto com vocês, das associações, das entidades, para dizer que ninguém faz nada sozinho. O Governo do Estado só é forte, só consegue fazer suas políticas, ao lado do terceiro setor, ao lado das pessoas, principalmente daqueles que mais precisam”, frisou.
Promovidos através do Criando Oportunidades, os cursos foram realizados em entidades e associações que desenvolvem trabalhos em suas comunidades. Neste ano, já foram 2.701 pessoas certificadas pelo programa.
Estímulo ao empreendedorismo
O momento também contou com entrega de kits instrumentais de trabalho para 255 concludentes. Entre os novos profissionais está o morador do Vila Velha, Gildásio Barros (47). “No momento eu estou trabalhando de Moto Uber. Eu tinha um pouco de conhecimento na área de bombeiro hidráulico, mas eu não tinha qualificação e nem materiais. Quando vi o curso e que davam as ferramentas, aproveitei a oportunidade”, conta ele, que acompanhou as aulas no Instituto Faces, no bairro Quintino Cunha.
Com o kit em mãos, ele já desenha os próximos passos. “Vou chegar em casa e ver o que eu posso fazer para poder ajudar logo os vizinhos, dentro de casa, para aprender mais, pegar serviços e fazer uma renda extra”, celebrou.
Quem também recebeu o kit instrumental foi a moradora do Conjunto Ceará, Carmen Nogueira (22), concludente do curso de Consertos e manutenção de celulares. “Eu trabalhava com corte e costura, acabei perdendo meu emprego e nesse período surgiu esse curso e a oportunidade de ser empreendedora”, conta.
Ela realizou a formação ao lado da esposa, Arianne Andrade (33) e, juntas, planejam abrir um pequeno negócio em sua comunidade. “Estamos vendo de criar o instagram, divulgar. Na minha rua não tem ninguém que faz consertos, então vamos começar e a meta é crescer, ganhar o nosso dinheiro e fazer o nosso nome”, conclui.
Criando Oportunidades
Iniciativa do Governo do Ceará, o programa Criando Oportunidades funciona como uma ferramenta de inclusão social e profissional, ofertando cursos de qualificação para mulheres chefes de família, cadastradas no CadÚnico, trabalhadores em busca de emprego e grupos socialmente vulneráveis.
Para este ano, a SPS ofertará 27.207 vagas de qualificação por meio dos programas Criando Oportunidades e Primeiro Passo, nos equipamentos sociais e em parceria com o Senai. O número é 14% que o total ofertado em 2024.