Dia D da Infância promove diversão, saúde e lazer para crianças de Fortaleza

24 de agosto de 2025 - 12:41 # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto: Rafaela Leite
Fotos: Claudio Rocha

A ação integra as ações da SPS para o Agosto Verde, Mês da Primeira Infância

Música, lazer e muitas brincadeiras guiaram a manhã de centenas de crianças fortalezenses. Em meio às árvores do Parque do Cocó, elas participaram do Dia D da Infância. O evento, promovido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), aconteceu em alusão ao Dia da Infância, celebrado neste domingo (24), com o objetivo de refletir sobre as condições de vida e direitos dos pequenos.
O momento contou com atividades lúdicas, vacinação, oficinas ecológicas e muitas apresentações culturais. “Estou achando tudo muito legal”, disse a pequena Kathleen, de seis anos, enquanto folheava os livros no Cantinho da Leitura. “Ela está aprendendo a ler, então ela está começando a ter mais interesse por livros”, explicou sua mãe, Katarina da Silva (25). “A ideia é aproveitar um pouco de tudo. Ela nunca viu palhaço, queria muito ir no circo, e tem bastante coisa, bastante criança para ela brincar”, completou.

Quem também participou do evento foi o morador da Cidade 2000, Otávio Pereira (5). Enquanto a mãe guardava lugar na fila da pintura facial, ele aprendia sobre as regras de trânsito de forma lúdica. “Trouxe ele para brincar, se divertir, socializar mais com outras crianças. Um evento como esse é muito importante para tirar as crianças das telas, hoje as crianças estão muito ansiosas, então é bom sair de casa um pouquinho e aproveitar a folga que a gente tem para se divertir”, afirmou Fabiana.

A iniciativa integra as ações do Agosto Verde, Mês da Primeira Infância, que vem levando uma série de ações para os 184 municípios cearenses. Presente no evento, o secretário-executivo da Infância, Família e Combate à Fome, Caio Cavalcanti, ressaltou a importância da data. “Nada mais significativo do que realizar o Dia D da Infância no Parque do Cocó, em meio à natureza. Dentre os objetivos do Dia da Infância está a conscientização acerca da importância do brincar como um direito da criança. Então, o Dia da Infância que nós estamos realizando também tem esse objetivo de sensibilizar e conscientizar para a importância do brincar”, destacou.

Memórias e desenvolvimento

Não só os pais, mas também os avós marcaram presença no evento. No espaço Laços de Afetividade, a técnica de enfermagem, Rosiane Leal (45), acompanhou as netas Maria Isadora (3) e Maria Sofia (4) na produção de desenhos e pinturas que trabalhavam a interação sócio-emocional. “Eu acho que memória é tudo e eu quero que elas tenham uma memória linda da infância, tanto da avó quanto de tudo o que elas vivenciaram. Hoje, está tudo muito digitalizado. Então, brincar, usar a imaginação, trabalhar com jogos lúdicos é sempre necessário”, destacou.

Paternidade Ativa

Outra atividade foi a Blitz da Paternidade, que vai de encontro ao tema do Agosto Verde de 2025: a Paternidade Ativa. A ideia é reforçar a importância da presença paterna na primeira infância para a criação de vínculos fortes e do desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.

No semáforo, à caminho do evento, Ângelo da Costa recebeu os panfletos da Blitz. Para ele, um momento de qualidade, ao lado do filho, “sempre é importante”. “Sempre vai guardar boas memórias. Criar ser humanos fortes, pessoas de decisões. E vendo o exemplo do pai e da mãe, isso vai fazer total diferença no futuro das crianças”, ressaltou.

Também refletindo sobre a temática, Diógenes Ferreira acompanhou a esposa e a filha, Ana Cecília (6), na manhã de atividades. Morador da Messejana, Diógenes afirmou que participar da rotina de sua filha é uma prioridade. “Eu vejo que eu sou um porto seguro para ela. Ela sabe que quando precisa de alguma coisa, ela não tem só o nome mãe e acho que, na construção pessoal dela, é muito importante. Para ela entender o papel de um pai”, pontuou.
  
O Dia D da Infância foi promovido pela Secretaria da Proteção Social, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria do Turismo (Setur) e Detran.