Orquestra de sanfonas com crianças é destaque em eventos da Proteção Social

8 de setembro de 2025 - 15:51 #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Daniel França
Fotos: Cláudio Rocha e divulgação da Escola de Música Feitosa

A instituição atende 230 alunos em Tauá e Parambu, reforçando a inclusão social por meio da música.

A sanfona é um dos símbolos mais potentes do Nordeste. Em Tauá, no sertão dos Inhamuns, esse instrumento se transformou em ponte para sonhos e oportunidades através da Escola de Música Feitosa, que mantém a maior Orquestra de Sanfonas do Nordeste, formada majoritariamente por crianças e adolescentes. A Secretaria da Proteção Social (SPS) firmou parceria com a Escola de Música Feitosa, reafirmando a música como uma ferramenta de desenvolvimento social e fortalecimento das infâncias. 

Fundada em 2007, a Escola reúne hoje 230 alunos entre Tauá e Parambu, no Ceará. Mais do que ensinar técnica, a instituição se apresenta como uma grande família. “Vamos além do ensinar, nós acolhemos, é um universo de trocas de afetos, valores, onde laços de amizades são construídos”, afirma Hilda Feitosa, responsável pela organização da orquestra.

A diversidade é um ponto importante para a Escola. O grupo é formado por crianças, jovens, adultos e idosos, incluindo pessoas com deficiência. Os alunos não pagam mensalidade, já que a instituição adota o princípio da inclusão social como prática cotidiana.

Para o secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome da SPS, Caio Cavalcanti, a sintonia entre a Escola e a Secretaria é natural: ambas trabalham com quem mais precisa. “A Escola de Música Feitosa é prioritariamente formada por crianças, é plural e inclusiva por natureza. Tem alunos de diferentes idades e condições sociais. Essa característica se aproxima do que defendemos na SPS”, afirma.

A parceria começou durante o Agosto Verde, mês dedicado à infância, quando a Orquestra de Sanfonas se apresentou em oficinas de parentalidade em Tauá e Barbalha, além da inauguração da Brinquedopraça de Parambu. Desde então, a presença dos jovens músicos em eventos da SPS se tornou cada vez mais frequente.

“O que queremos é estreitar os laços, levar a música para nossos eventos e mostrar sua importância para o desenvolvimento saudável das crianças. A música desperta sensibilidade, disciplina, visão de mundo. Ela tem um potencial extraordinário de transformar vidas”, reforça Caio.

Histórias que emocionam

Há alunos que percorrem mais de 100 km semanalmente para participar das aulas. A transformação se traduz em histórias reais. Felipe Batista, por exemplo, chegou em 2018 em um momento delicado. Hoje, é professor na instituição. Nael Lima, que começou aos seis anos, percorria 70 km toda semana para ter aula. Filho de agricultores, já vive da música. 

Mais do que um projeto cultural, a parceria entre SPS e Escola de Música Feitosa fortalece a infância, inspira famílias e reafirma o poder da música como política social. “Essas crianças são inspiradoras em sua trajetória e podem inspirar também as nossas crianças a seguirem o caminho da música, a viverem de forma mais intensa esse universo”, resume Caio Cavalcanti.