Cidade Mais Infância celebra a vida e a liberdade em setembro
11 de setembro de 2025 - 14:02 #Cidade Mais Infância
Assessoria de Comunicação da SPS
Texto: Leo Capibaribe
Fotos: Janaina Oliveira e Mariana Parente
Celebrando setembro com o tema “Viver é um ato de liberdade”, a Cidade Mais Infância, equipamento do Governo do Ceará, administrado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), convida crianças, famílias e comunidade a mergulhar em experiências sensoriais e criativas que exaltam a alegria de ser e de sonhar. A programação do mês instiga a comunidade a viver setembro como um espaço de liberdade afetiva, com criatividade e cuidado.
Na Casa do Artista, as oficinas transformam sentimentos em formas e mensagens. Na oficina “Moldando as Emoções”, crianças manipulam massinha de modelar para criar representações de seus estados afetivos, dando nome e cor às sensações. A atividade estimula a expressão e o diálogo sobre o que cada um sente. Em seguida, a oficina de dobradura propõe a construção de pássaros de papel, onde as crianças podem incluir mensagens positivas, simbolizando a liberdade de voar e a potência das palavras de afeto.
Olhar do coração
Na Sala Era Uma Vez, a contação do livro “A Luz de Luz Marina” percorre o respeito às diferenças. A atividade promove empatia, escuta atenta e reflexões sobre inclusão, sempre em linguagem acessível ao público infantil.
No estúdio da TV Ceará, o “Jornal das Emoções” transforma o cenário jornalístico em espaço de afetos: os cidadãos constroem pequenas colunas jornalísticas com frases de incentivo, que servem de ponto de partida para entrevistas ao vivo. A programação termina com a “previsão das emoções”, onde a provocação “Como está seu tempo hoje?” incentiva a partilha de estados de espírito, legitimando sentimentos diversos como parte da vida cotidiana.
Receita da Felicidade
Nos espaços gastronômicos, a “Receita da Felicidade” mistura carinho e esperança em pratos que acolhem. Em alusão ao setembro amarelo, a intervenção “Gestos que Abraçam” circula pelas ruas da Cidade Mais Infância, com palhaços que utilizam a pantomima para interagir com o público. A linguagem visual e o jogo corporal aproximam as pessoas, abordam sentimentos e transmitem mensagens de cuidado e acolhimento, destacando a importância de olhar o outro com ternura.
Artes visuais
Vale ressaltar que a exposição “Olhares de Ser Criança”, ainda estará disponível para visitação reunindo desenhos e pinturas produzidos por meninos e meninas atendidos nos diversos equipamentos da SPS.
Histórias que abrem asas e acolhem o silêncio
A obra “Maria e a Sabiá” ganha destaque com divulgação nos dias 13 e 20 de setembro, pré-lançamento em 26 e lançamento oficial em 27. O livro inspira uma série de atividades que aproximam leitores e criadores, celebrando a poesia do cotidiano e a liberdade do canto que insiste em atravessar gaiolas e medos. O livro se relaciona diretamente às reflexões que ele suscita sobre a liberdade e o valor da vida, alinhando-se ao propósito da campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida.
Show do possível
O espetáculo “A Caixa da Travessia — O Portal da Imaginação” abre e encerra a programação com magia e união. A história apresenta Ana e Arthur, irmãos que redescobrem a caixinha de luz herdada da avó, objeto que os leva ao mundo da imaginação.
Cidade Mais Infância
A Cidade Mais Infância é um equipamento do Governo do Ceará coordenado pela Secretaria da Proteção Social. O espaço é um parque coberto que reproduz uma cidade onde a criança é a protagonista. A Cidade funciona no Centro de Eventos do Ceará, de quinta a domingo, das 13h às 18h. Para visitar, é preciso agendar no site www.cidademaisinfancia.sps.ce.gov.br.