ABC Cajueiro Torto passa por modernização e recebe melhorias estruturais
17 de setembro de 2025 - 15:50 #ABC Cajueiro Torto #mordenização
O ABC Cajueiro Torto, localizado no bairro Ancuri, em Fortaleza, passou por modernização para seguir oferecendo serviços gratuitos à comunidade. Sob coordenação da Secretaria da Proteção Social (SPS), a unidade recebeu manutenção estrutural, climatização das salas, banheiros acessíveis, pintura geral e instalação de painéis artísticos na fachada.
O equipamento atende 250 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, com atividades esportivas, culturais e de formação. Entre as opções estão balé, capoeira, futebol, vôlei, hip hop, informática, grupos de desenvolvimento humano e cursos profissionalizantes.
“No ABC do Cajueiro Torto, nós fizemos toda a revitalização do equipamento. Além de toda a fachada, climatizamos e reformamos todas as salas. Agora, as famílias têm acesso às atividades esportivas, lúdicas, culturais e de qualificação profissional com mais conforto”, destacou Jade Romero, vice-governadora e secretária da Proteção Social do Ceará.
O Ceará conta atualmente com cinco unidades de ABC em Fortaleza, localizadas nos bairros Serrinha, Palmeiras, Cajueiro Torto, Mondubim e Bom Jardim. Estes centros oferecem atividades artísticas, culturais, esportivas, de iniciação à informática e atendimento socioassistencial para crianças, jovens e suas famílias.
Para a comunidade, as melhorias garantem mais conforto e incentivo à participação. Daiane Bernardo, ex-aluna do ABC, hoje acompanha os três filhos nas atividades. “Quando eu tinha sete anos, eu frequentava e a gente fazia as atividades no chão, hoje tem tatame, salas climatizadas e acessibilidade. Está maravilhoso. Para o bairro também é bacana, agora temos um espaço bem cuidado”, disse.
A filha Kayllane, de nove anos, reforça a continuidade entre gerações. “Eu gosto mais das atividades do que de ficar na sala, faço futebol e balé. O espaço está bonito, aprovado”, contou.
Moradora do bairro, Geania de Medeiros também avalia positivamente a mudança. “As estruturas ficaram ótimas e isso motiva ainda mais as crianças. Para a vizinhança é importante, porque elas saem das telas e ocupam o tempo com algo bom”, afirmou.