Da sala de aula para a feira: empreendedoras transformam formação em renda nos Complexos Mais Infância

24 de setembro de 2025 - 09:14 # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Daniel França
Fotos: Mariana Parente

Durante dois dias, as alunas apresentarão os trabalhos desenvolvidos nos cursos profissionais dos equipamentos da SPS

Nos dias 25 e 26 de setembro, os Complexos Mais Infância localizados em Barbalha e em Fortaleza, nos bairros Curió, Cristo Redentor e João XXIII, realizam a Feira do Empreendedorismo, um espaço onde a formação profissional se transforma em oportunidade de geração de renda.

As expositoras das feiras são mulheres que, até pouco tempo atrás, estavam em sala de aula participando dos cursos profissionalizantes oferecidos pelos equipamentos da Secretaria da Proteção Social (SPS). Aprenderam técnicas, produziram seus primeiros produtos e serviços dentro das aulas e agora, chegam à feira mostrando o seu talento e ampliando a renda familiar.

Do aprendizado à prática

No Complexo Mais Infância do João XXIII, histórias como a de Emanuela Santos mostram o poder dessa transformação. Mãe de dois filhos, ela conheceu o espaço ao matricular as crianças no balé e no jiu-jitsu e, pouco depois, mergulhou nos cursos de gastronomia. “Desde os 12 anos eu fazia bolos e brigadeiros para as festas da família. Com o incentivo dos cursos de confeitaria, resolvi vender e hoje transformo essa paixão em renda”, conta. Para a feira, ela prepara bolos decorados, cupcakes e a novidade do momento, o long cake, o bolo retangular que está voltando às mesas das festas.

Maria Liduína, vizinha do equipamento, também encontrou na gastronomia uma oportunidade de futuro. “Sempre gostei de cozinhar, mas só com os cursos comecei a empreender. Hoje já vendo pratos salgados e preparo creme de galinha e vatapá para as feiras, sempre com boa procura”, explica.

Já Rosa Maria, moradora da comunidade há três anos, aproveitou a chance de expandir sua atuação. Depois de cursos de economia e decoração de festas, passou a oferecer kits completos para eventos. “Eu já trabalhava com lembrancinhas em EVA, mas queria algo que desse retorno o ano inteiro. Com os cursos, encontrei coragem e apoio para investir”, afirma. Na feira, Rosa vai expor mesas decorativas e distribuir cartões para divulgar sua marca.

O Curió revelando novos caminhos


No Curió, a Francisca Lima, conhecida como Nanan, é exemplo de reinvenção. Com mais de 20 anos de experiência em arranjos, ela se inscreveu nos cursos de decupagem em jarros e decoração de balões infantis. “Cada curso foi agregando um diferencial. Hoje consigo oferecer flores dentro de balões e arranjos variados em jarros. Isso ampliou meu leque de clientes”, explica.

Já Raquel Monteiro, encontrou no Complexo a oportunidade de mudar de vida. Depois de insistir em várias inscrições, conseguiu entrar no curso de manicure e pedicure. “Eu era dona de casa e não tinha renda. Com o curso, senti que era um presente de Deus. Logo comecei a atender e reinvesti o primeiro lucro em novos materiais”, relembra. O passo seguinte foi realizar o sonho antigo de aprender costura. “Quero unir beleza e moda, oferecendo algo mais completo para minhas clientes”, projeta. Nesta edição da feira, Raquel apresentará os laços, elásticos de cabelos e bolsas para lápis produzidos no curso de corte e costura.

A feira acontece nos dias 25 e 26 de setembro, das 17h às 20h, nos Complexos Mais Infância de Barbalha, Conjunto Curió, Cristo Redentor e João XXIII.

Serviço

Feira do Empreendedorismo nos Complexos Mais Infância
Quando: 25 e 26 de setembro, 17h às 20h
Onde: Complexos Mais Infância de Barbalha e Fortaleza, nos bairros: Conjunto Curió, João XXIII e Cristo Redentor