Estação do Cuidado celebra um ano com mais de 19 mil atendimentos a pessoas em situação de rua
3 de outubro de 2025 - 15:08 #Estação do Cuidado #Um ano
Assessoria de Comunicação da SPS
Texto: Rafaela Leite
Fotos: Mariana Parente
O aniversário foi celebrado com uma ação do Projeto Acolher, além de apresentações culturais realizadas pelos beneficiários
Voltada para a garantia da dignidade e inclusão social, a Estação do Cuidado completou seu primeiro ano de funcionamento com 19.573 atendimentos realizados a pessoas em situação de rua, em Fortaleza. O aniversário foi celebrado nesta sexta-feira (3) com uma edição especial do Projeto Acolher, que reuniu emissão de documentos, atendimentos de saúde e apresentações culturais protagonizadas pelos próprios beneficiários.
Localizada no bairro Moura Brasil, a Estação do Cuidado funciona diariamente com serviços de higiene, atendimento psicossocial, orientação jurídica, atividades culturais, além de encaminhamentos para qualificação profissional. O equipamento é coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), e tem capacidade para 100 atendimentos diários.
Entre os beneficiários do equipamento está Iago Gomes (32), que encontrou na Estação um espaço de cuidado, acolhimento e oportunidades. “Quase todo dia eu estou aqui. Aqui, a gente todo dia toma banho, merenda, aqui tem curso de capoeira, aqui nós fazemos várias atividades”, conta ele, que também faz acompanhamento psicológico e social.
Iago explica que está em situação de rua desde os 10 anos de idade, mas vem tentando mudar a realidade aos poucos através do vínculo que vem criando com os profissionais. “O meu plano é sair da rua, conseguir uma casa e morar com minha família. Para nós que moramos na rua, que não tem amor, o que nós tínhamos de perder, nós já perdemos. Amor de pai e mãe e de família. E hoje, aqui, nós reconstruímos um amor através deles, que nos tratam bem”, afirma.
Leonardo Oliveira (38) também encontrou na Estação uma forma de recomeço. Em situação de rua há 25 anos, desde 2024 ele faz bicos como segurança em eventos. Para o beneficiário, a mudança veio através da atenção e do acesso à dignidade.
Foi no equipamento que Leonardo conseguiu obter documentos básicos, atendimento jurídico e o apoio que precisava para seguir em frente. “Antes eu andava todo sujo, porque eu não tinha onde lavar a roupa. Descobri esse canto e aí a gente só anda limpo e cheiroso, porque queira ou não queira, por mais que você more na rua, o segredo é você andar limpo. Você tem a oportunidade de arrumar um emprego, arrumar um bico ali, só em você andar limpo. Agora, tem outro jeito de pensar a vida”.
Já Clemilson Rodrigues (35) aproveitou a ação do Projeto Acolher para fazer um novo corte de cabelo. Além do banho diário, ele participa de atividades culturais no espaço e sonha em se profissionalizar como barbeiro. “Atendimento é ótimo e eles se preocupam com a gente e dão a melhor atenção. Eles querem o melhor pra gente”, frisa.
Espaço de apoio estratégico
Coordenadora de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Proteção Social (SPS), Amanda Albuquerque explica que a Estação foi pensada como um equipamento estratégico para a cidade. “A Estação do Cuidado se tornou um ponto de apoio para as pessoas em situação de rua. Não só pelos serviços de banho e de lavagem de roupa que oferece, mas também pelo suporte psicossocial que essas pessoas têm. E aí acaba que se tornou um vínculo muito grande entre a equipe e o público, e faz com que eles retornem todos os dias”, ressalta.
Ela lembra que todos os meses são realizadas reuniões com a comunidade e os beneficiários, para que apresentem suas necessidades e percepções sobre o espaço. “Dentro de tudo que a gente já viveu aqui nesse um ano, nós já tivemos pessoas que entraram no emprego, que retornaram para o mercado de trabalho, pessoas que retornaram para a família a partir de uma mediação da nossa equipe. Nós já tivemos pessoas que resolveram suas questões judiciais com orientação, com acompanhamento. Então a gente tem muito relato positivo aqui na Estação”, completa.
O evento de celebração também contou com apresentações de carimbó, percussão e teatro, além da exposição de trabalhos artísticos produzidos pelos beneficiários ao longo do ano.
Estação do Cuidado
O espaço dispõe de lavanderia, boxes para banho e salas de atendimento psicossocial. Além da Estação do Cuidado, o Governo do Ceará conta, também, com as unidades móveis da Política Sobre Drogas, que realizam atendimentos itinerantes; e com o projeto Acolher, que leva serviços de cidadania e saúde para comunidades em situação de vulnerabilidade, todas as semanas.
Serviços ofertados
Banho
Uso de sanitário
Higiene Bucal
Barba/Corte de cabelo
Lavagem de Roupa
Atendimento Psicossocial
Atendimento de Enfermagem
Atendimento jurídico
Práticas sistêmicas, integrativas
Atividades Lúdicas
Atividades Artísticas e Culturais
Cuidado com Horta
Aulas de Capoeira
Funcionamento
A Estação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e aos sábados e domingos, das 8h às 12h. O espaço está localizado próximo à Santa Casa de Misericórdia (rua Senador Pompeu, 300, Moura Brasil).