Em três meses, Vapt Vupt do Papicu realizou mais de 37.900 atendimentos

15 de maio de 2023 - 13:58 # # # # #

Para simplificar a vida do cidadão, o Vapt Vupt do Papicu disponibiliza diversos serviços reunidos num só lugar. Inaugurado no mês de março, a unidade já realizou mais de 37.900 atendimentos até o início deste mês de maio. “Percebemos que o e-Vapt tem sido o órgão mais procurado dentro da unidade porque trabalha a inclusão digital e conta com uma equipe preparada para atender os cidadãos que não têm internet em casa e aqui recebem orientações e aprendem a utilizar a plataforma corretamente. Outro órgão muito procurado nesta unidade é a Pefoce, por ser responsável pela emissão de RG; a SDHDS e Etufor que também têm uma demanda considerável aqui no Papicu”, destaca Magno da Silva, gerente da unidade de Vapt Vupt que fica no Piso 2 do Shopping RioMar Fortaleza.

Dentre os serviços ofertados na unidade estão emissão de RG e CPF, emissão de 2° via da fatura da Cagece; bem como religação de água, cadastramento de faturas em braile; serviços do Sine/ IDT, com consulta de seguro-desemprego e intermediação de mão de obra, além dos serviços da AMC, TRE, Sefin e Procon. Coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o equipamento se soma a outras quatro unidades em funcionamento: duas em Fortaleza, nos bairros Messejana e Antônio Bezerra, e outras duas no interior, em Juazeiro do Norte e Sobral.

A titular da SPS, Onélia Santana, destaca que os Vapt Vupt são um esforço de fazer essa aproximação do cidadão com os serviços públicos “Queremos reforçar que estas unidades têm a única missão de facilitar o acesso do povo cearense, sobretudo dos mais vulneráveis, aos serviços de cidadania. Contamos com uma equipe capacitada e dinâmica, que tem otimizado o tempo nos atendimentos, além de receber muito bem quem procura os serviços da unidade”, complementa a secretária.

Serviços disponíveis no Vapt Vupt

➪ SPS: Emissão de 1° Via do CPF
➪ Pefoce: Emissão de 1° e demais vias do RG e Antecedentes Criminais;
➪ Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT): Intermediação de Mão de Obra; seguro-desemprego; declaração do seguro-desemprego para isenção de taxa da 2ª via do RG; dentre outros serviços.
➪ Cagece: Alteração do titular da fatura; solicitação de corte de água; emissão de 2ª via de fatura; parcelamento de débitos; religação de água e outros serviços.
➪ Prefeitura de Fortaleza/Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social: Inscrição e atualização do Cadastro Único (CadÚnico); e declaração de inscrição no Cadastro Único.
➪ Etufor/SindiÔnibus: Emissão de Bilhete Único – 1ª via; emissão de bilhete para gratuidade de crianças; emissão de carteira de estudante; solicitação de passe livre intermunicipal.
➪ AMC: Defesa de autuação; indicação de condutor; apresentação de recurso para multa 2ª instância; recurso de multa – Jari e solicitações gerais.
➪ Procon: Simples consulta ou orientação jurídica ao consumidor; abertura de reclamação; cartilhas de direitos do consumidor; denúncia; linha direta.
➪ E-vapt: Cursos gratuitos; entrega de certificados; solicitação de acesso à internet e impressões.
➪ Secretaria de Finanças do Município – (Sefin)

Serviço:

Vapt Vupt Papicu