Unidades de Atendimento

 

Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid)

Equipamento social com atividades paradesportivas e ações voltadas à capacitação e profissionalização da pessoa com deficiência. O Centro possibilita a integração das diferenças e busca potencializar a capacidade individual e de trabalho em equipe, além de viabilizar oportunidades de inserção no mercado de trabalho a partir da qualificação profissional. As turmas são formadas com público misto, priorizando a pessoa com deficiência e seus familiares.

 

Núcleo Centro de Formação e Inclusão Sócio Produtiva (Cefisp)

Unidade voltada à realização de atividades na área de gastronomia, com atuação direcionada à inclusão produtiva da população. Atende a jovens e adultos, a partir de 16 anos, com interesse em se qualificar na área da gastronomia.

 

Projeto Criando Oportunidades

Oferta cursos de qualificação profissional voltados à inserção produtiva da população em situação de vulnerabilidade social, preferencialmente para mulheres chefes de família, mulheres vítimas de violência doméstica, cadastradas no CadÚnico, trabalhadores sem ocupação e desempregados.
 

Os cursos possuem carga horária de 100 h/a, disponibilizando fardamento, material didático, certificação e instrumental de trabalho que está relacionado à tipologia da área ocupacional do curso ofertado.
 

Transformando Vidas

Oferta qualificação profissional para jovens de 15 a 29 anos, internos e egressos do sistema socioeducativo e prisional, adictos em tratamento e moradores de áreas de maior vulnerabilidade social. O objetivo é minimizar o impacto dessas circunstâncias no processo de ressocialização e promover a inserção no mundo do trabalho, agravados pela desqualificação profissional e baixa escolaridade.
 

Centro de Inclusão Tecnológica e Social (Cits)

Oferta de cursos de qualificação profissional que buscam viabilizar o serviço autônomo, em iniciativas empreendedoras ou tornando possível a contratação no mercado formal do cidadão a partir da qualificação. Os Cits estão distribuídos estrategicamente em sete bairros de Fortaleza com altos índices de vulnerabilidade social. Também são realizadas atividades socioesportivas, possibilitando a comunidade o acesso à cultura e a imersão no mundo do esporte.

 

Primeiro Passo

O programa Primeiro Passo é uma ferramenta de inclusão social e profissional que abrange todo o Ceará, capacitando jovens em busca do primeiro emprego. A iniciativa do Governo do Ceará atende pessoas entre 14 e 29 anos. O programa se divide em três linhas de ação:

 

Jovem aprendiz

Atende jovens, entre 14 e 24 anos, que estejam cursando o Ensino Fundamental, Ensino Médio ou concluídos e sejam egressos da rede pública de ensino. Os cursos possuem carga horária de 1.280 horas, que se dividem entre aulas e atividades práticas (em empresas privadas), e atividades teóricas (curso), realizadas no período de 11 meses a 16 meses, Lei da Aprendizagem. 10.097/2000.
 

Os inscritos nesta linha são capacitados em oficinas de formação para o mercado de trabalho e encaminhados para os processos seletivos das empresas privadas. Após a contratação, os jovens passam por formações teóricas de aprendizagem. A SPS fornece fardamento, material didático e pedagógico, enquanto a remuneração é paga pela empresa. Os cursos são ofertados conforme o Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem Profissional (Conap).
 

Jovem bolsista

Ação voltada para capacitação de jovens, entre 15 e 29 anos, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, visando a inclusão no mercado de trabalho. Entre os benefícios estão lanche, material didático, fardamento e bolsa capacitação no valor mensal de R$ 100, pago durante três meses. A qualificação profissional tem duração de 240 horas. As capacitações são ofertadas em parceria com os municípios e associações de cada localidade.
 

Jovem estagiário

Atua como agente de integração, direcionando os jovens de 16 a 21 anos, estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio regular de escola pública, para as instituições que oferecem oportunidades de estágio. O processo é feito por meio de oficinas, voltadas para o mercado de trabalho e encaminhamentos posteriores para empresas públicas e privadas. Os estudantes são remunerados pela empresa e acompanhados programa, nas atividades práticas e escolares.

 

Empreendedor Criativo

O projeto proporciona uma formação, com carga horária de 100h, na área de empreendedorismo, preparação para o mercado de trabalho, e sustentabilidade. É disponibilizado fardamento, material didático e certificação. Possibilita aos alunos perspectivas de carreira, focando nas competências e potencialidades para o mercado formal e fomento ao empreendedorismo. Atende jovens entre 15 e 29 anos de idade, matriculados em escola pública a partir do 1° ano do ensino médio, ou que tenham concluído o ensino médio na rede pública de ensino.

 

 
 
 

Voltar para

inclusão Social