CeArt abre inscrições para vagas na 5ª Fenacce, em Fortaleza

2 de agosto de 2023 - 10:10

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Beatriz Ferro Gomes / CeArt
Fotos:Drawlio Joca

Inscrições começam nesta terça-feira, 1, com 70 vagas gratuitas para artesãos cearenses comercializarem suas peças durante o evento em setembro

Os artesãos interessados em participar dos espaços individuais da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) na 5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), no período de 26 de setembro a 1º de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, podem se inscrever a partir desta terça-feira, 1º de agosto. São 70 vagas gratuitas para estandes de comercialização de produtos artesanais no evento. As vagas estão distribuídas de acordo com a tipologia artesanal, sendo 25 vagas para Fios e Tecidos, 16 vagas para Fibras Vegetais, 12 vagas para Madeira, quatro vagas para Argila, quatro vagas para Couro, Peles, Penas, Cascas de Ovos e Crina de Cavalo, duas vagas para Areia Colorida, duas vagas para Papel, duas vagas para Sementes, Cascas, Raízes, Flores e Folhas Secas, uma vaga para Ceras, Massas, gesso e Parafina, uma vaga para Metais e uma vaga para Pedras.

Para participar da seleção, os interessados deverão preencher os seguintes requisitos: ser maior de 18 anos; ser artesão individual, entidade ou grupo produtivo; estar cadastrado no Programa Estadual de Artesanato do Ceará e no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) com a Carteira Nacional dentro do prazo de validade, estar com o credenciamento vigente nos editais da CeArt e residir no Ceará.

As inscrições serão realizadas pelo link que está na bio do Instagram da CeArt, Click aqui para acessar o link, no período de 1º a 19 de agosto de 2023 (até meio dia). No ato da inscrição, o artesão deve preencher os dados solicitados e anexar foto da identidade artesanal (frente e verso) e foto de um produto artesanal. Após análise da comissão escolhida pela Coordenadoria de Desenvolvimento do Artesanato, a lista com os nomes dos selecionados será divulghttp://Neste linada nas redes sociais da CeArt, no dia 21 de agosto de 2023.

Os selecionados terão direito à hospedagem no período da feira, além disso, os artesãos da região do Cariri receberão transporte e os artesãos das demais regiões terão ressarcimento integral de passagem intermunicipal, desde que apresentado comprovante.

Espaço Coletivo
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS), abriu Chamada Pública para seleção dos interessados em ocupar um espaço coletivo durante a 5ª Edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), para a divulgação e comercialização de produtos artesanais. Serão disponibilizadas para o estande do Ceará, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), três vagas, sendo uma vaga para artesão individual e duas vagas para entidades ou grupos produtivos cadastrados no Programa Brasileiro de Artesanato e no Programa Estadual de Artesanato Cearense. Os interessados deverão estar com o credenciamento vigente nos Editais da CeArt.

Para o espaço coletivo, as inscrições serão realizadas por e-mail, com envio da ficha de inscrição e dos documentos exigidos para o endereço edital.feirasceart@sps.ce.gov.br, de 7 a 21 de agosto (até meio dia), com o seguinte assunto: “FENACCE / FORTALEZA/CE 2023” (no corpo do e-mail informar nome completo do interessado) ou a documentação deverá ser entregue presencialmente aos membros da equipe da Célula de Produção Artesanal da CeArt, na Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota, respeitando o mesmo prazo. A lista provisória com os nomes dos selecionados será divulgada em 24 de agosto de 2023, por ordem de classificação.

O edital 11/2023 está disponível no site da SPS e no link da bio do Instagram da CeArt. Os selecionados receberão auxílio integral de passagem e hospedagem no período da feira.

Fenacce

Artesanato, inovação, novidade e sustentabilidade são os pilares da 5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) que conta, este ano, com cerca de 1.500 artesãos e 320 expositores, e recebe pela segunda vez seguida a Rodada Internacional de Negócios com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae e ApexBrasil, com compradores internacionais de 10 países.

Além disso, a programação terá o Circuito Fenacce voltado para o compartilhamento de experiências através de palestras, oficinas e encontro de artesãos renomados no mercado. Os visitantes poderão conhecer de perto, por exemplo, como é possível transformar produtos recicláveis em peças artesanais, ajudando assim a reduzir o impacto ambiental.
No ano passado, a Fenacce recebeu mais de 48 mil pessoas, entre visitantes, convidados e expositores.

Serviço:
Inscrições para espaços individuais da CeArt na 5ª Fenacce
Link: https://forms.gle/cCbzTDEoJctyGJ918
Período: 1º a 19 de agosto de 2023 (até meio dia)
Vagas: 70
Resultado: 21 de agosto de 2023

Chamada Pública para espaço coletivo da CeArt na 5ª Fenacce

Edital 11/2023 no site da SPS (sps.ce.gov.br)
Período: 7 a 21 de agosto de 2023 (até meio dia)
Vagas: três vagas (uma vaga para artesão individual e duas para entidade artesanal)
Resultado: 23 de agosto de 2023