Edital de seleção do Conselho de Promoção da Igualdade Racial recebe inscrições até 22 de junho

14 de junho de 2018 - 12:24 # # #

Estão abertas, até o dia 22 de junho, as inscrições para seleção de entidades da sociedade civil que irão compor o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR), no biênio 2018-2020. O processo seletivo visa preencher 13 vagas.

Para concorrer, os representantes já devem ter atuado há pelo menos dois anos no enfrentamento ao racismo, na promoção da igualdade racial, na defesa, garantia e ampliação dos direitos da população negra, e/ou indígena, e/ou cigana, e/ou povos de terreiro de religiões de matriz africana ou afro-brasileira, e/ou demais comunidades tradicionais e/ou demais segmentos étnico-raciais.

Os interessados devem enviar ofício à Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção de Igualdade Racial do Gabinete do Governador. Outras informações poderão ser obtidas diretamente na CEPPIR, pelos telefones: (85) 3133-3711/3710 ou e-mail: ceppir@gabgov.ce.gov.br.

Para conferir o edital, acesse http://www.gabgov.ce.gov.br/editais/.

Instituído pela Lei nº 15.953, de 14 de janeiro de 2016, o Coepir é vinculado diretamente ao Gabinete do Governador e tem por finalidade acompanhar e participar na elaboração de critérios e parâmetros para a formulação e implementação de metas e prioridades para assegurar as condições de igualdade à população negra, indígena, ciganos e de outros segmentos étnicos da população cearense. O Conselho é composto por 26 conselheiros, sendo 13 de representantes do Governo Estadual e 13 da sociedade civil organizada.

Sobre a Ceppir

A CEPPIR é um órgão vinculado à estrutura do Gabinete do Governador do Estado do Ceará que atua na coordenação de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, visando assegurar direitos da População Negra e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Quilombolas, Indígenas, Ciganos, Povos de Terreiro) afetados por discriminação étnico-racial e demais formas de intolerância, de modo articulado com os diversos setores das administrações públicas estadual.