STDS realiza Seminário sobre Crianças e Adolescentes em situação de rua

19 de novembro de 2018 - 15:50

Precisamos entender quem são as crianças e adolescente em situação de rua, para que assim, possamos elaborar políticas públicas que contemplem este público. Reunimos hoje, representantes de 33 municípios cearenses com mais de cem mil habitantes, com o único intuito de debater e descobrir como colher dados concretos, que venham nos auxiliar no combate desta realidade, que infelizmente ainda assola muitos dos nossos pequenos”, ressaltou o secretário-adjunto da STDS, Herman Normando, durante a abertura do seminário sobre Crianças e Adolescentes em situação de rua, que transcorre durante todo o dia.

Para a psicóloga do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de Limoeiro do Norte, Débora Sousa, o encontro é importante porque cria um espaço de debate, onde podem surgir novas perspectivas para os profissionais que atuam diretamente com o público mais vulnerável. “Enquanto psicóloga escuto muitas histórias e atendo crianças e adolescentes nas mais diversas situações. Aprendi que nosso trabalho se estende também à família, que é o núcleo base de acolhimento para as nossas crianças. Espero que possamos sair daqui com novas ideias e ainda mais engajados nesta causa”, explicou Débora Sousa.

Invisibilidade Social

Este encontro faz parte das ações do Comitê Estadual de Políticas Públicas para a População de Rua, que neste ano, tem como foco trabalhar os dados e políticas voltadas para crianças e adolescentes que estão nas ruas. Este é o primeiro passo para tirarmos este público da invisibilidade, bem como descobrir onde estão e quais ações precisamos desenvolver para atendê-los e garantir que seus direitos sejam respeitados”, pontuou a coordenadora da Proteção Social Especial da STDS, Mônica Gondim, durante a abertura do evento.

Estiveram presentes no seminário: o promotor do Centro de Apoio da Cidadania do Ministério Público, Hugo Porto; o representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Emanuel Torquato; a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Irani Loiola; a assistente social, Rúbia Cristina, e a promotora titulada da Defesa da Cidadania, Maria de Fátima Correa.

Municípios contemplados

Dentre os municípios contemplados na pesquisa estão: Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati, Barbalha, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Crateús, Granja, Horizonte, Icó, Iguatu, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Tauá, Tianguá, Trairi, Viçosa do Ceará, Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Sobral e Fortaleza.

Consulta Pública: Plano Estadual de Atenção à População em Situação de Rua do Estado Ceará

A STDS também disponibilizou recentemente o Plano de Atenção à População em Situação de Rua do Estado do Ceará, documento que se constitui em importante instrumento de planejamento das políticas públicas para nortear a oferta de serviços, programas, projetos e benefícios a essa população. Construído a partir de reuniões, encontros, oficinas e diálogos entre governo, movimento social representativo do segmento e a sociedade civil, o Plano está disponível para consulta pública, por 30 dias, desde o dia 12 de novembro até 11 de dezembro de 2018, através do site da STDS, pelo link: http://www.stds.ce.gov.br/publicacoes-downloads/gestao-do-sistema-unico-de-assistencia-social-gsuas/

Participe e envie suas sugestões para o e-mail: apoiogestão@gmail.com

Programação

Data: 19 de novembro

Local: Espaço Center – Rua Guilherme Moreira, 330, Bairro de Fátima

Horários:

8h: Credenciamento e café da manhã

9h: Abertura

10h: Mesa Redonda com Mônica Gondim – A Construção da Política Pública para a População em situação de Rua (Cenário em Construção)

11h: Debate

12h Intervalo para o almoço

13h: Mesa Redonda com Emanoel Torquato – Contextualização sobre Criança e Adolescente em situação de Rua (Grupo técnico do Cedca)

13h30: Palestra “Cartografia dos Desejos e Direitos: Quem são as Pessoas de Rua?”, com Marcos Candido

15h: Debate

16h: Avaliação/ encerramento