Socorro França ressalta compromisso social do CEAS

8 de fevereiro de 2019 - 13:25

“Enquanto estivermos aqui na militância da vida, manteremos o compromisso com o social. Queremos continuar a estudar e a contribuir com as questões sociais do nosso Estado”. A declaração é da Secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Dra. Socorro França, durante abertura da 1ª Reunião Deliberativa de 2019 e da 250ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/CE). Na oportunidade, o primeiro conselheiro da Casa, o ex-secretário de Açao Social do Ceará, José Rosa Abreu Vale, foi homenageado com uma comenda pela secretária e pelos atuais conselheiros.

A reunião foi aberta pela presidente do CEAS, Célia Melo, com apresentação da pauta, momento após o qual foi exibido um vídeo que rememorou os 24 anos de criação da Casa, em abril de 1996; as atribuições, as normativas e os novos desafios do colegiado, para os próximos anos. “Somos um time, somos um grupo e vamos buscar a melhor gestão pública”, destacou Socorro França, lembrando que o CEAS é um instituto de transformação social e que, portanto, deve primar pelas deliberações do Plano Decenal do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), conforme estabelece a norma vigente na Constituição Federal.

Homenagem
A secretária destacou ainda a responsabilidade dos conselhos públicos, a exemplo do CEAS, na promoção do desenvolvimento social do Estado e do País, e enalteceu a personalidade de José Rosa, relembrando parte do seu legado à frente das lutas sociais no Ceará. “José Rosa, o senhor foi a grande ponte que permitiu a travessia do passado para os novos momentos promissores na área social, porque passa o Estado”, destacou a secretária ao entregar uma placa de reconhecimento e homenagem pelo trabalho realizado pelo ex-secretário.

“Viver este momento de reminicências de anos passados nos traz muita gratidão, primeiro por ter tido a oportunidade, enquanto secretário de Ação Social e conselheiro do CEAS, de conhecer todos os municípios cearenses e, mais ainda, por até hoje, ser reconhecido não apenas por autoridades públicas e parlamentares, mas pela gente simples e humilde de nosso Ceará. Isso me deixa muito feliz e grato”, declarou José Rosa, ao receber a homenagem do atual colegiado do CEAS.