Comunidade auxilia na manutenção de areninhas no Ceará

26 de março de 2019 - 09:31

Inaugurar areninhas e deixá-las entregues à própria sorte não seria estratégia das mais eficientes. Por isso, além da construção, em cada entrega dos equipamentos o Governo do Ceará, junto com as prefeituras, passa a contar com o trabalho de coordenadores, a quem cabe garantir o bom uso dos espaços.

INAUGURAÇÃO DA ARENINHA DE FORTIM;CAMPO;FUTEBOL;ESPORTES;GRAMADO;© TIAGO STILLE/ GOV. DO CEARÁ

“A nossa ideia não é só dar as areninhas, mas garantir estrutura para o uso delas. Aqui temos um equipamento muito bonito, todo iluminado, com grama sintética e urbanizado”, afirmou o governador na noite dessa sexta-feira (22), ao inaugurar a areninha de Fortim, no Litoral Leste.

Na ocasião, Camilo assumiu dois compromissos: entregar mais uma areninha e uma escola no centro da cidade. “Tem coisas que não abro mão. A primeira delas é a educação. O Ceará vai continuar sendo o Estado com melhor educação pública do país. Isso é fruto da parceria entre o Governo do Estado, municípios e professores”.

Esperança
Para todo o Ceará está prevista a construção de 226 areninhas. Os equipamentos já demonstram eficácia como estratégia de afastar crianças e jovens das drogas e estímulo para empreendedores locais. O espaço, de acordo com o governador, vai além de um campo de futebol. “É uma forma de descobrir talentos, envolver a juventude e as crianças”, disse Camilo, que jogou a partida de abertura e marcou gol.

A fala de Camilo Santana ganhou reforço com o discurso do prefeito de Fortim, Naselmo de Sousa Ferreira. “Uma de nossas maiores preocupações era ausência de praças esportivas. O que oferecer para as pessoas saírem da ociosidade”. Hoje, o município conta com duas areninhas, sendo uma própria e a entregue pelo Estado, além de uma brinquedopraça também ofertada pelo Governo do Ceará. Para Naselmo, a entrega da areninha veio como um grande presente para os moradores da cidade que completa 27 anos no próximo dia 27 de março. “A brinquedopraça hoje é um grande sucesso em nosso município. Aqui a gente tem a preocupação de ao receber um equipamento do Governo cuidar e ampliar o uso”.

Cuidado
Os cuidados com a areninha de Fortim ficarão a cargo de oito membros do Comitê Gestor. Eles garantem que farão o trabalho com o zelo e dedicação que o espaço merece. “A gente já elaborou um calendário abrangendo todos os públicos que vão desde as crianças que participam de projetos até o pessoal dos rachas. Nossa missão é fiscalizar para que os tempos de uso sejam respeitados. Faremos tudo para que a coisa aconteça de fato e de direito”, explica o professor Raimundo Nonato, um dos gestores.

O equipamento construído em terreno cedido pela prefeitura tem área de intervenção de 1.200 m². A areninha conta com alambrados, campo de gramado sintético, iluminação, vestiários e urbanização. A estrutura contou com investimento de R$ 254.727,32.

Letícia, 12 anos, e Cauê, de sete anos, eram só empolgação antes da inauguração. Devidamente calçados e uniformizados eles nem pareciam acreditar que agora contam com um espaço adequado para a prática de esportes. “A areninha tá muito bonita. Vai ser bom jogar futebol nesse espaço fechado, sem nenhum perigo”, comemorou. Já no palco, outra criança, o pequeno Luiz Eduardo representou todos os desportistas do município e caprichou no discurso. “Esta é uma obra que todos nós desejávamos. Portanto é muito importante que cuidemos dela com muito carinho”, ressaltou.

Além do governador Camilo Santana, participaram da solenidade os secretários das Cidades, Zezinho Albuquerque, e do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro. Também prestigiaram a inauguração o Superintendente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAE), Sílvio Gentil, deputado federal Eduardo Bismark, deputado estadual Tin Gomes, prefeitos, vereadores e lideranças da região.