SPS capacita municípios para criação de políticas públicas para idosos

25 de abril de 2019 - 09:59

 

O Ceará é o estado brasileiro com mais municípios discutindo políticas públicas para a pessoa idosa. Atualmente, 129 municípios cearenses já aderiram ao projeto federal Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi), ação para estimular atividades voltadas para a pessoa idosa no País. Até dezembro, o segundo estado com maior adesão era Minas Gerais, com apenas 48 de seus 853 municípios participando do projeto.

Representantes dos 129 municípios estarão reunidos nesta sexta-feira (26), às 9h, sendo capacitados a realizarem um diagnóstico sobre as políticas já executadas nas cidades. O treinamento é realizado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e vai orientar sobre a escuta feita nas cidades com as pessoas idosas inscritas no CadÚnico.

Como explica a orientadora da célula de programas e projetos da SPS, Verônica Maciel, o Ceará aderiu ao programa em agosto do ano passado e desde então tem feito um trabalho de sensibilização e orientação dos municípios dentro da Ebapi. “A estratégia é composta de várias etapas e os avanços dos municípios conferem a eles selos diferentes, que vão do selo adesão ao ouro”, destaca Verônica. Segundo ela, esse formato tem sido uma motivação para os participantes e os resultados têm se destacado nacionalmente. No encontro de sexta, 44 municípios receberão placas de adesão à estratégia.

Para a titular da SPS, Socorro França, o número de adesão é algo a ser comemorado. “O País está envelhecendo. Com o Ceará, não é diferente. É preciso estarmos atentos às políticas que estão sendo ofertadas para construir um envelhecimento sadio, ativo, sustentável para a pessoa idosa e para o desenvolvimento do Estado”, observa Socorro França.

Dados do IBGE indicam que, no Ceará, mais de um 1,23 milhão de pessoas estão acima dos 60 anos de idade. Isso representa 13,7% da população total do Estado. O Brasil tem, atualmente, uma população idosa de 29,6 milhões de pessoas. Desse total, seis milhões constam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

 

SERVIÇO

Capacitação de municípios na Ebapi

Quando: sexta-feira, 26, às 9h

Onde: Sede da SPS