Eusébio recebe conferência regional e debate ações para crianças e adolescentes

3 de maio de 2019 - 17:55

Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”, teve início o ciclo de conferências regionais dos Direitos da Criança e do Adolescente, nesta sexta-feira (3), no município de Eusébio, na Grande Fortaleza. A ação, que acontece em maio e junho, é parte da mobilização feita pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) em torno da XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, prevista para o final de julho próximo. Outros 13 municípios sediarão encontros regionais. “Ano passado tratamos do tema nos municípios e, este ano, vamos atingir todo o Ceará, debatendo e elaborando propostas para encaminhar à conferência estadual e, posteriormente, ao encontro nacional”, destacou Conceição Nunes, secretária-executiva do Cedca.

Entre as pautas do encontro estão a definição de ações que garantam o pleno acesso de crianças e adolescentes às políticas sociais; formulação de propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência contra o público infantojuvenil; proposição de ações para a democratização e participação de crianças e adolescentes nos espaços de deliberação e controle social das políticas públicas; elaboração de ações que garantam a promoção da igualdade e a valorização da diversidade na proteção integral do segmento; e formulação de propostas para ampliação de orçamento e aperfeiçoamento da gestão de fundos para crianças e adolescentes.

A secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, elogiou a pertinência na escolha dos temas. “Os temas que serão debatidos em todas as conferências mostram a atualidade na preocupação com a pauta dos direitos das crianças e adolescentes”, destaca Socorro França.

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, professor do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco e palestrante da conferência regional do Eusébio, Humberto Miranda falou sobre o número expressivo de crianças e adolescentes participando dos encontros e afirmou que isso legitima a questão do protagonismo infantojuvenil, além de destacar o diferencial em fazer 14 conferências regionais no Ceará.

“É importante pois fortalece o sistema de proteção, fazendo com que os municípios não trabalhem de forma isolada. Muitas vezes um problema que ocorre com uma criança na região metropolitana se desdobra em outra região, então é fundamental compreender esse processo. Há muito o que conversar e compartilhar e também muito a planejar e se responsabilizar para que tenhamos um estado mais seguro, mais justo e mais feliz pois quando se respeitam as diferenças, enfrentam as violências e garante a proteção integral, criamos um projeto de felicidade”, finalizou.