Horto do Espaço Viva Gente beneficia cerca de 200 famílias do Passaré

10 de maio de 2019 - 14:34

Se para muitos, cultivo e manuseio de ervas medicinais parece uma ocupação de adultos, no Horto do Espaço Viva Gente (EVG), o tema é de interesse da meninada. Kauan Gabriel (14) e Vitória Régia (17) que o digam. Os dois fazem parte da oficina de Horto e Jardinagem e têm em comum a admiração pelas plantas e o sentimento de pertencimento com o EVG. O EVG é um equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) que atende às comunidades do Passaré, contemplando famílias do Barroso, Rosalina, Riacho Doce e Jardim União I e II.

“Eu cheguei aqui com dez anos, iniciei no curso de violão, depois fiz teclado, futebol e há dois anos entrei no curso de Horto. Além de plantar, aprendi a fazer lambedor e consigo ter uma renda dessa produção, vendo para os meus vizinhos, colegas. O EVG é uma segunda casa para gente e para as nossas famílias. Depois da escola era para cá que eu sempre queria vir”, explica Vitória Régia.

Para o instrutor do Horto e Técnico Agrícola, Robenildo Alves, ensinar os alunos a cuidar das plantas é uma missão de vida que vai além do trabalho. “Minha alegria é ver que eles aprendem, tomam gosto pelo plantio e se empoderam do aprendizado, trocando inclusive conhecimentos com as mães e avós sobre as propriedades medicinais das plantas, os chás. Aqui, além do plantio eles aprendem sobre o ato de cuidar e isso é muito importante para o desenvolvimento das nossas crianças e jovens. Nós beneficiamos por mês cerca de 200 pessoas da comunidade com mudas do nosso horto”, conta Robenildo.

Kauan Gabriel entrou na oficina há dois meses, mas já tem intimidade com as plantas. “Meu pai trabalhou fazendo hortos e eu sempre tive curiosidade de aprender sobre isso. Quero ser biólogo para me aprofundar nesses conhecimentos, diz o menino, enquanto anda entre mudinhas de mastruz, chambá e malvarisco, suas preferidas.

Inclusão Social e Profissional

São atendidos atualmente no espaço 550 pessoas, dentre crianças, adolescentes, adultos e idosos. A unidade oferta serviços de convivência e de fortalecimento de vínculos às famílias do bairro Passaré.

São ofertados no EVG os cursos profissionalizantes de Cabeleireiro, Costura, Informática Básica e Estamparia Digital. O público também tem acesso a oficinas ocupacionais de artes decorativas; Biscuit, Horto e Jardinagem. Dentre as atividades de arte e cultura, estão Chorinho, Ballet, Percussão, Teclado, Flauta, Violão, Técnica Vocal e Coral. Para os que gostam de esportes, a unidade oferece aulas de karatê, atletismo e futebol.