Praça do Ferreira será palco de programação com foco no respeito à diversidade

14 de maio de 2019 - 09:36

A programação disponibilizará orientações jurídicas para mudança de nome e gênero, emissão de RG e CPF, dentre outros serviços e atividades

A Praça do Ferreira será palco de programação com foco no respeito à diversidade. Nesta sexta-feira, 17 de maio, Dia Mundial de Combate a LGBTfobia, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) lança a Campanha “Ceará de Todxs”, reforçando a importância da visibilidade e da luta pela defesa de direitos e cidadania para todos.

A programação conta com Feira de Empreendedorismo LGBT e, das 9h às 17h, oferta serviços e atividades diveras. O público terá acesso ao Balcão Retifica Trans com orientações jurídicas para a mudança do nome e gênero na certidão de nascimento, além de instruções para a emissão do Número de Inscrição Social (NIS). Serão ofertados serviços de emissão de RG, CPF, certidão de antecedentes criminais e atualização cadastral junto à Receita Federal, além de testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis.

“O intuito maior desta programação é mostrar que estamos vivos, resistimos e temos representatividade. Queremos visibilidade para as nossas pautas e sabemos que para isto é necessário ampliar as discussões para todos os públicos. Este será também um momento para celebrar as conquistas das pessoas lésbicas, gays, bissexuais e trans, e para lembrar que não nos calarão jamais”, frisa Narciso Júnior, coordenador especial de Políticas Públicas para LGBT da SPS.

Para a secretária-executiva de Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes, a comunidade LGBT vive uma permanente ameaça de retirada de direitos e, nesse cenário, é fundamental chamar atenção para suas demandas e evidenciar sua luta. “Vivemos em um País com altos índices de morte contra as minorias sexuais. É preciso enfrentar esse ciclo de violência para melhorar esses dados. Mudar essa realidade passa por muitas ações, inclusive a de dar visibilidade a esse público e de informá-la sobre seus direitos”, pontua.
As ações serão realizadas em parceria com a coordenadoria de Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), a Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero do IBDFAM-CE, Rede Cuca e Caixa de Assistência de Advogados (CAACE).

Programação
9h – Abertura
– Feira empreendedora LGBT
– Rotas da Cidadania – Emissão de RG, CPF, certidão de antecedentes criminais e atualização cadastral junto à receita federal.
– Balcão Retifica-Trans – Com orientações jurídicas para a mudança de nome e gênero na certidão de nascimento, além de instruções para a emissão do Número de Inscrição Social – NIS.
13h às 17h – Realização de testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis
14h – Lançamento da campanha – “Ceará de Todxs”
14h30 – Banda Glamour, luxo e selvageria
15h30 às 16h – Dj Higor Pereira
16h00 às 16h30 – Banda Haus of Silva
16h – Emma Saluatore
16h30 – 17h30 – Dj Higor Pereira
17h30 – Encerramento

Serviço
Data: 17 de maio (sexta-feira)
Horário: A partir das 9h
Local: Praça do Ferreira, Rua Floriano Peixoto, Centro